A quarta edição do Pint of Science já tem data para acontecer em 2019. Nos dias 20,21 e 22 de maio milhares de bares, restaurantes e cafeterias espalhados por cerca de 400 cidades, em 24 países de todo o mundo, vão misturar cerveja e ciência, convidando o público a brindar, dialogar, trocar experiências e conhecimento sobre temáticas científicas.

A capital mineira, já reconhecida pela boemia, quantidade de bares e qualidade de suas cervejas, é uma das 87 cidades brasileiras que vai receber simultaneamente o Pint of Science em maio. Nessa terça-feira (16), aconteceu o lançamento do evento e importantes nomes que integram a comunidade científica de Belo Horizonte e região estiveram presentes no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal para conhecerem as novidades do projeto para esta edição. Assim como no último ano, serão realizados cinco painéis por dia em cinco estabelecimentos da cidade. A Cafeteria, localizada dentro do MM Gerdau, a Cantina do Lucas, no Centro, e o restaurante Filé Espeto & Cia, na Avenida Fleming, seguem como pontos de encontro tradicionais do evento, enquanto a Casa Hibrido, no bairro Floresta, e a Cervejaria Albanos, participam pela primeira vez. Em 2018, participaram do evento cerca de 3 mil pessoas.

Esta é a primeira vez que um museu lidera a realização do evento no Brasil. Como museu de ciência e tecnologia, o MM Gerdau –sempre recebeu painéis nas edições anteriores do Pint of Science, reforçando sua missão de divulgação científica. Marina Andrade coordenadora do Pint of Science em Minas Gerais, comemora a realização de mais uma edição, que acontece em 17 cidades mineiras. “Nosso objetivo é aproximar o público do conhecimento científico e também tirar os pesquisadores e estudiosos do seu “habitat natural”, levando a ciência para um ambiente incomum e irreverente como o bar, por exemplo. Este ano buscamos os cientistas e suas pesquisas além dos muros das universidades, nas renomadas instituições produtoras de conhecimento científico do estado como EMBRAPA, FioCruz Minas, FUNED e EPAMIG. O conhecimento produzindo pelos pesquisadores impacta diretamente na qualidade de vida da população e na economia do país”, reforça Marina.

O evento é gratuito, aberto ao público, e conta com apoio da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep) e da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). Os temas dos painéis e os cientistas convidados para este edição serão divulgados a partir da próxima semana no site oficial do Pint of Science Brasil – https://pintofscience.com.br/

Serviço

Pint of Science 2019 – Belo Horizonte

Datas: 20, 21 e 22/05

Horário: 19:30 às 21h

Locais:

  • MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Prédio Rosa, Praça da Liberdade
  • Cantina do Lucas – Avenida Augusto de Lima, 233, loja 18, Centro (Edifício Arcângelo Maletta)
  • Cervejaria Albanos – R. Rio de Janeiro, 2076 – Lourdes
  • Casa Híbrido – Rua Aquiles Lobo, 79 – Bairro Floresta
  • Filé Espeto & Cia – Avenida Fleming, 271 – Ouro Preto