A cidade mineira de Patos de Minas recebe, entre os dias 9 e 10 de abril, o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2019, movimento de voluntariado desenvolvido há 10 anos pelo Sistema Ocemg. O evento será realizado na Sicoob Credipatos (Rua Major Gote, nº 1.699 – Bairro Centro). Mais informações pelos telefones (31) 3025-7134, 3025-7110 e 3025-7109.

O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, foram mais de 5,6 milhões de atendimentos durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil.

O Lançamento do Dia C tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras sobre a proposta do movimento em 2019, por meio de subsídios metodológicos e motivacionais, para adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.

Na ocasião, os participantes terão a possibilidade de desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração, implantação e gestão de projetos de voluntariado, incluindo a construção de indicadores de avaliação e a sensibilização para o desenvolvimento integral das pessoas na cooperativa e na mobilização para a intercooperação.

O Dia C em Minas

O Dia de Cooperar é um movimento de voluntariado cooperativista que foi abraçado pelas cooperativas do Estado. Ano após ano, as ações em prol da comunidade tornam-se mais encorpadas e abrangentes, mostrando que o setor vai muito além do âmbito econômico. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), as cooperativas desenvolvem projetos que levam em consideração as necessidades e a realidade dos municípios onde atuam, em ações continuadas de promoção e assistência social, de saúde e de proteção ao meio ambiente, entre outras.

A iniciativa conta com grande adesão em todo o Estado. Em 2018, 263 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar, com 185 projetos.

Conheça alguns exemplos

Em 2018, o Sicoob Credicopa e a Unimed Patos de Minas investiram em uma ação em prol dos participantes do Programa Integrar. O projeto atende a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, desenvolvendo atividades esportivas e acompanhamento escolar. Adultos e pessoas na terceira idade também são contemplados com atividades de ginástica e hidroginástica, além de natação e basquete sobre rodas para pessoas com necessidades especiais. As cooperativas promoveram uma ação especial, que mobilizou 85 voluntários. No dia do evento, os participantes do projeto puderam usufruir de várias brincadeiras, atividades lúdicas, massagens, práticas esportivas, além de receberem brindes e kits de saúde. Os interessados também puderam aferir a pressão, conhecer seu IMC e receber orientações voltadas para a saúde. A ação beneficiou 300 pessoas.

Uma grande gincana envolveu o Sicoob Credipatos, seus Postos de Atendimento e 140 voluntários para a arrecadação de mantimentos, agasalhos e itens de higiene pessoal. O objetivo foi contribuir com três instituições de Patos de Minas: a Casa das Meninas, o Centro Terapêutico Nosso Lar e o Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo. A disputa do bem conquistou mais de 10 toneladas de alimentos não-perecíveis, 2.223 peças de roupas, incluindo agasalhos e cobertores, 579 itens de higiene pessoal e 650 litros de leite e óleo. Para comemorar o sucesso da ação e divulgar a equipe vencedora, a cooperativa realizou o 1° Arraiá Dia C Credipatos, aberto à comunidade. O evento contou com decoração temática, música sertaneja e muita animação. Toda a renda foi doada às entidades beneficiadas. A cooperativa ainda doou R$ 3 mil que foram revertidos em compras. A ação contribuiu diretamente com 650 pessoas.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Lançamento do Movimento Dia de Cooperar (Dia C) 2019

Programação:

1º Dia:

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Apresentação do Programa Dia C 2019
10h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social
12h – Almoço
13h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
15h30 – Intervalo
15h45 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
17h30 – Encerramento

2º dia:

8h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
10h15 – Intervalo
10h30 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
12h30 – Almoço
13h30 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
14h30 – Preenchimento do Projeto no SIG
16h – Encerramento