Projeto ‘Construindo o Bem’ promove ações em prol do bem comum e tem beneficiado diversas pessoas em Belo Horizonte

Garantir uma Páscoa com sabor especial é o que propõe a próxima campanha do ‘Construindo o Bem’, projeto do Grupo Patrimar que estimula os colaboradores a se engajarem em ações sociais que beneficiam a comunidade. Com o propósito de incentivar a prática da leitura e despertar nos funcionários a ideia de compartilhar o conhecimento, a Patrimar promove, em abril, a campanha “Páscoa entre Livros”. A proposta é levar um pouco do espírito desta data para as crianças e os adolescentes da Vila Santa Rita, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte.

O projeto interno apoia a iniciativa dos colaboradores em assumir, periodicamente, a promoção de trabalho voluntário e doações aos menos afortunados. A campanha deste mês convoca os funcionários a doarem livros infantis ou infanto-juvenis, a fim de contribuir com a formação de novos leitores e incentivar o aprendizado de jovens. Para estimular a participação da equipe, a Patrimar propõe uma troca: a cada doação, o colaborador recebe uma barra de chocolate. “Cada um que troca um livro por chocolate, contribui para o despertar dessas crianças e adolescentes no mundo da leitura”, destaca Larissa Castro, gerente de Marketing do Grupo Patrimar.

As trocas podem ser feitas até o dia 12 de abril e os livros serão entregues no dia seguinte (13 de abril), durante uma visita em que a equipe poderá conhecer as crianças e os adolescentes beneficiados pela arrecadação. O encontro será no Centro Cultural Vila Santa Rita, espaço mantido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no Barreiro, que disponibiliza aos moradores da região projetos de artes plásticas, esportes, dança, música, exposições, teatro e literatura, além de uma biblioteca com acervo diversificado de obras literárias.

O dia da entrega será celebrado com uma roda de leitura mediada por contadores de histórias do Centro Cultural e por colaboradores do Grupo Patrimar. E como o clima é de Páscoa, os livros serão entregues com chocolates. Será um momento de lazer para os participantes com brincadeiras e muita diversão. “A Páscoa é uma data bastante esperada pelas crianças. Nossa campanha é uma forma de levar alegria e doçura para a vida daquelas que mais precisam”, afirma Kawan Dutra, analista de marketing do Grupo Patrimar e integrante do comitê do projeto.

Cada jovem receberá um livro e o restante deles será doado para a biblioteca do Centro Cultural, para que outras gerações tenham acesso ao material que foi arrecadado pela Patrimar.

A Vila Santa Rita está alocada no Barreiro-sul, regional administrativa da prefeitura de BH que apresenta o pior Índice de Qualidade de Vida Urbana da capital (IQVU-BH) – indicador que mede a qualidade da infraestrutura urbana, segurança e educação que a região dispõe. Para complicar um pouco mais, o bairro tem grandes espaços verdes ocupados por famílias desamparadas, o que agrava a vulnerabilidade e dificulta o acesso à cultura pelos jovens. Ainda segundo o IQVU-BH, a regional tem o pior desempenho da cidade em educação e acesso à cultura, dentre outros itens.

Sobre o projeto ‘Construindo o Bem’

Com a missão de ser um agente de mudanças, o Grupo Patrimar passou a estimular a participação de seus colaboradores em ações voluntárias de responsabilidade social e apoio à comunidade, por meio do projeto ‘Construindo o Bem’. Desde o lançamento, em agosto de 2018, os colaboradores da Patrimar já se envolveram em outras três ações sociais. A última mobilizou toda a equipe para recolher doações para a casa de apoio ‘Amor à Vida’, ONG que presta suporte a mais de 50 crianças portadoras de doenças crônicas e seus familiares. Ao todo, foram arrecadados mais de 28 mil fraldas descartáveis, 548 litros de leite e 94 latas de suplemento alimentar.

Sobre a Patrimar

Com mais de 50 anos, a Patrimar está entre as mais modernas e eficientes empresas do país, tanto em estrutura e equipamentos quanto em know-how e versatilidade. Atuando na área de incorporação, construção e comercialização de empreendimentos imobiliários em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Patrimar é uma das empresas mais tradicionais e ativas no setor predial de alto padrão e que oferece soluções na medida exata que o mercado exige e que seus clientes necessitam.

A empresa já entregou 587 empreendimentos, o que significa 5,7 milhões de metros quadrados construídos e 37,7 mil apartamentos. São 41 mil clientes e 7 mil empregados diretos.