Quem procura uma programação divertida e artística para os sábados em família, deve reservar a agenda para uma visita ao Museu dos Brinquedos. Além da nova exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”, que está disponível todos os dias, a agenda de atrações culturais para os sábados do mês de abril no Museu dos Brinquedos está imperdível. Durante a visita aos sábados, o público poderá apreciar o acervo de mais de 150 brinquedos que contam a história da sociedade e buscam resgatar e eternizar a infância; além de oficinas temáticas, brincadeiras e brinquedoteca. E tem muito mais.

No dia 6, o espetáculo Espetaclim, com o artista Paulinho Polika, que há mais de 10 anos diverte e emociona adultos e crianças com este bonito, lúdico e poético teatro des bonecos. O artista demonstra o domínio dde diversas técnicas de manipulação e envolve o público com cenas divertidas e delicadas conduzidas por trilha musical original.

No dia 13, o espetáculo Sufoco e Dinamite leva a graça para o Museu. Os dois palhaços, pais e filha, realizam um espetáculo em família. O jogo entre esses dois palhaços dá origem a incríveis e surpreendentes números circenses de malabarismo, equilibrismo, mágica e acrobacias de solo e aéreas e ainda muita comicidade.

Para quem fica em BH no feriado prolongado, nos dias 18 a 20 de abril o Grupo teatral Casa de Lua apresenta os espetáculos Bonequinho Doce, Bonequinha Preta – baseado no livro de mesmo nome da escritora Alaíde Lisboa e também a famosa e querida história da Dona Baratinha. É uma oportunidade de entretenimento para a família. Para contar essas mágicas histórias, o grupo apresenta canções, contação e convida o público para brincadeiras e aventuras. Em Bonequinho Doce, Lucinha e Lalá querem um irmãozinho pra brincar e sapecas que são, resolvem construí-lo com farinha, açúcar e água. Brincadeiras tradicionais dão a cara dessa contação que também conta com a manipulação do Bonequinho Doce dando o tom de aventura e suspense que toda história merece. Bonequinha Preta, escrita por Alaíde Lisboa de Oliveira há mais de 70 anos, é o xodozinho de muitas crianças. De uma forma bem-humorada e totalmente brincante o grupo reconta essa famosa história e revive a emoção que também sentíamos quando crianças ao ouvir uma boa história. Em Dona Baratinha, a Casa de Lua convida as crianças a participarem de forma ativa dentro dessa história que é musical do início ao fim, acompanhando de perto a saga de uma Baratinha à procura do noivo ideal. Famosa em várias gerações, a história encanta adultos e crianças

Para encerrar o mês, no dia 27 de abril é a vez do Projeto Tina Descolada fazer uma tarde muito especial no Museu com suas atividades que conscientizam sobre a inclusão e ainda celebram as novas estruturas de acessibilidade implantadas. A personagem fictícia Tina Descolada, criada pela psicóloga Marta de Alencar e o jornalista e contador de histórias Ricardo Flavio Albino conduzirão uma oficina e roda de conversa. Ricardo Flavio Albino é cadeirante e, ao contar suas histórias promoverá a interação e experimentação dos participantes, utilizando recursos como cadeira de rodas, andador e muletas. Os participantes terão a oportunidade de se colocar no lugar do outro, com objetivo de desenvolver a empatia como estímulo para pensar a inclusão.

Já a oficina “Corações Solidários” propõe ações que promovam a reflexão sobre valores como altruísmo, tolerância, respeito, apreciação à diversidade. A dinâmica de produção criativa de um coração feito pelos participantes vai estimular o convívio entre as diferenças, promovendo o desenvolvimento de um pensamento inclusivo.

Além disso, será inaugurado o sistema de áudio guias. Todo o conteúdo da exposição contando a história dos brinquedos estará disponível em aparelhos de áudio guias, além das novas legendas em braile e atendimento especial com profissional de libras entre 14h e 16h.

Programação

6 de abril

10h às 17h: Nova exposição de brinquedos “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”

10h às 17h: Pátio de brincadeiras e brinquedoteca

11h e 15h: Oficina de Marionete

16h: Espetáculo Espetaclin, com Paulinho Polika

13 de abril

10h às 17h: Nova exposição de brinquedos “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”

10h às 17h: Pátio de brincadeiras e brinquedoteca

11h e 15h: Oficina de Camarim de Palhaço e construção de Palhaço  no Cone

16h: Espetáculo Palhaço Sufoco e Dinamite

18, 19 e 20 de abril

10h às 17h: Nova exposição de brinquedos “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”

10h às 17h: Pátio de brincadeiras e brinquedoteca

11h e 15h: Oficinas temáticas: bonequinho de jornal, e dona baratinha e bonequinho com massinha caseira.

16h: Espetáculos Bonequinha Preta, Dona Baratinha, O Bonequinho Doce com Grupo Casa de Lua

27 de abril

10h às 17h: Nova exposição de brinquedos “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”

10h às 17h: Pátio de brincadeiras e brinquedoteca

11h e 14h: Oficina de construção de brinquedos

14h às 16h: Atendimento de Libras

15h: Projeto Tina Descolada, com brincadeiras, contações de histórias e oficinas conduzidas por Marta Alencar e Ricardo Albino

Serviço: Museu dos Brinquedos

⏰
🎟
☎

 segunda à sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 10h às 17h
R$24 inteira e R$12 meia, para permanência no local
(31) 3261-3992 / wpp: 99843-0325 / 99953-6020 
✉Afonso Pena, 2564 Funcionários, BH/MG

🌐

www.museudosbrinquedos.org.br

Sobre Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedora, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Árvore, Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.