Na ocasião além de trazer atividades lúdicas, o Museu terá espaço para debate sobre memória, criatividade e imaginação infantil

Quem passar pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal neste sábado, dia 30 de março, poderá conferir uma programação especial para toda a família. O Museu recebe às 10h, o evento de lançamento do livro “Um lugar para imaginar” e, à tarde, realiza mais uma edição do projeto Uma Tarde no Museu. A entrada é gratuita.

Cada dia mais conectadas, as crianças de hoje são bombardeadas por vídeos, imagens e informações que podem limitar a capacidade de criação e imaginação. Incentivá-las a deixar a criatividade fluir é uma solução. Idealizado por Maíra Gomes e publicado pela Crivo Editorial, em parceria com a Fábrica do Desbrinquedo, o livro “Um lugar para imaginar” convoca a criança a assumir os caminhos de sua própria inventividade e contribuir com a criação da história. Para Maíra Gomes o objetivo da obra é este, trabalhar a autonomia e individualidade criativa da criança. “Não existe um único castelo, um único jardim, ou uma única casa. Estes são tão diversos e infinitos como a imaginação de cada uma das pessoas que ouve a história. Eu trabalho com o protagonismo infantil e, justamente, com o ato de colocar a criança como o centro do processo de criação”, explica a autora do livro.

Ainda no sábado, das 14h às 17h30, o Museu promove mais uma edição do projeto “Uma Tarde no Museu”. Neste encontro a Aldeia Jabuticaba propõe às crianças, pais e a todos os presentes, uma reflexão sobre o tema “As crianças, as cidades e a memória”. Por meio de diversas atividades os participantes retomam lembranças e descobrem a importância dos lugares da cidade para a construção de memórias afetivas, coletivas e individuais. A programação conta com instalação, oficina de ampulheta e contação de histórias musicadas.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12h às 18h, e na quinta, das 12h às 22h, e apresenta uma programação para todas as idades. Entrada franca.

Serviço:

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Programação especial

Data: 30/03 – sábado

Lançamento do livro infantil – Um lugar para imaginar (Ed. Crivinho)

Idealizadora: Maíra Gomes – Fábrica do Desbrinquedo

Horário: das 10h às 13h

Uma Tarde no Museu – brincadeiras + música

Horário: das 14h às 17h30

Atividades:

  • 14h às 16h30 – Instalação “As crianças, as cidades e a memória”
  • 14h30 e 15h30 – Oficina de Ampulheta. Vagas limitadas para cada horário. Inscrições antes do início da oficina, por ordem de chegada.
  • 16h30 – Contação de histórias musicadas, com Daniela Libânio.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte.