Entre os dias 29 de março e 02 de junho o público poderá conferir no Museu Inimá de Paula a exposição Raízes ÁfricaBrasil, por Alyson Carvalho, com curadoria de Claudia Jannotti. A exibição é composta de 21 fotografias e seus nomes escritos na língua africana iorubá. O vernissage, somente para convidados, acontece na quinta-feira, 28. 

Em “Raízes ÁfricaBrasil” as cores e os adornos das imagens, como argila branca, flores secas e o bronze são repletos de significados e representados em tinta dourada. Os modelos foram escolhidos não apenas por terem relação com o tema, mas por ser a própria representação da cultura africana. “Não são apenas modelos. Vitor Bedeti, que posou para a foto Saki  – que significa em iorubá o virtuoso – e os três rapazes do Benin, que explicaram suas tradições e estão na foto Thiehimba – que significa nós pertencemos como uma nação, fazem parte da essência da exposição”, explica Alyson Carvalho.

Sobre o artista

Alyson Carvalho, brasileiro, mineiro e bacharel em design gráfico, iniciou sua carreira como fotógrafo em 2010 registrando casamentos pela Europa. Esta experiência o fez entender o maior anseio das pessoas: se emocionar – seja rindo ou chorando.

Em um período de seis anos, seu trabalho ganhou novos rumos ao fazer uma viagem à África em 2014, o que acionou uma chave que o fez buscar suas origens.  “Imergi na história de meus antepassados e me apaixonei pelo continente, precisava representá-los na minha fotografia e na minha linguagem” diz o artista.

Ele então migrou para as artes visuais e entre 2015 e 2017 o “See Me Project Gallery” o selecionou para a mostra internacional e, com isso, duas fotos da sua coleção foram escolhidas e expostas na Times Square (2015) e Museu do Louvre (2016). Já em 2017, outras cinco fotos foram aceitas para o portfólio digital da Revista Vogue Itália, como tema: Raízes (África-Brasil) o que o levaria a pensar em sua primeira exposição individual ao encontrar Claudia Jannotti, e juntamente com ela, elaborar a mostra.

Serviço

Exposição Raízes ÁfricaBrasil

Data: 29 de março a 02 de junho.

Museu Inimá de Paula – Rua da Bahia, 1201 – Centro. Telefone: 31 3213-4320 Horários: terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30 quinta: 12h às 20h30 domingo: 10h às 16h30