Crise fiscal e queda de arrecadação nos Estados são entraves para trabalhar o desenvolvimento conjunto dos municípios. Revisão do pacto federativo também é uma das bandeiras

O prefeito da cidade de Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Aço mineiro, Marcos Vinicius (PSDB), foi eleito vice-presidente do G100 pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), nesta semana, em Brasília. A chapa eleita por unanimidade tem como presidente o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB). O mandato é de dois anos.

O G100 é um grupo de cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes de baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica. “Nos próximos dois anos, nossa meta é articular políticas públicas para esses municípios para a diminuição da desigualdade”, disse Marcos Vinicius. Conforme destacou, a atribuição do cargo será de coordenar e de ser o elo entre as 100 cidades brasileiras para construir políticas públicas de modo a diminuir a desigualdade entre municípios de mesmo porte.

Em meio à crise fiscal e financeira que atravessam vários Estados e, no contexto de Minas Gerais, a falta de repasse aos municípios, o prefeito aponta que “é preciso ter união entre os municípios”. “Precisamos fazer com que o Executivo estadual e nacional, bem como os integrantes do Legislativo nacional e estadual, compreendam que os municípios com população acima de 80 mil habitantes são cidades grandes também. No só isso, mas que também possuem responsabilidades dentro das suas regiões. Queremos não só discutir a arrecadação mas também criar políticas públicas que visem fomentar os polos de desenvolvimento econômico.”