A violência contra a mulher é uma questão de saúde pública. De acordo com pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizada pelo Datafolha, 27,4% das mulheres já sofreram algum tipo de violência nesse sentido, e 59,1% já testemunharam situações do tipo.

Além de dar à mulher condições para denunciar seus agressores e procurar ajuda, outra estratégia significativa é a atuação junto ao público masculino. Considerando a grande presença masculina no setor da construção civil – em dezembro de 2017, os homens constituíam 89,42% do número de trabalhadores com carteira assinada no setor, na Região Metropolitana de Belo Horizonte –, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais vão promover uma ação com o tema “Diga não à violência contra a mulher”, através da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal – COMSIV.

As palestras vão acontecer em dois canteiros de obras da Construtora PHV, empresa associada ao Seconci-MG, nos dias 12 e 13 de março, em alusão ao Dia da Mulher, celebrado no dia 08 de março. Serão abordados: o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, as várias formas assumidas por esse tipo de violência, e, ainda, sobre como coibir, punir e erradicar a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Quem falará sobre o tema é a Dra. Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente adjunta da COMSIV, e o Dr. Marcelo Gonçalves de Paula, juiz titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Belo Horizonte.

A COMSIV tem atuação em todo o estado de Minas Gerais, articulando órgãos públicos, entidades públicas e privadas e organizações não governamentais nos temas que envolvem a mulher em situação de violência doméstica e familiar. Já o Seconci-MG atua desde 1992, em nome dos empresários da construção civil de Minas Gerais, na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de seus dependentes. Isso é feito por meio do cuidado com a sua saúde e bem estar, prestando-lhes, ainda, assistência social e na área de segurança do trabalho, sem qualquer custo para o usuário dos serviços. Dentre essas ações, está a promoção de palestras educativas voltadas para a saúde e segurança, abrindo espaço, também, para a discussão de temas que incorrem em cidadania e bem estar social.

Serviço:

Dia 12/03/2019 (terça-feira)

Horário: 10h

Endereço do canteiro de obras: Rua Cel. Darwin Cordeiro, nº 337 / Bairro Jardim das Torres – Nova Lima

N° de ouvintes: cerca de 70 trabalhadores

Palestrante: Dr. Marcelo Gonçalves de Paula

Dia 13/03/2019 (quarta-feira)

Horário:10h

Endereço do canteiro de obras: Av. Raja Gabaglia, nº 3700 – Buritis – BH

Nº de ouvintes: cerca de 60 trabalhadores

Palestrante: Dra. Marixa Fabiane Lopes Rodrigues