Ação Compre e Concorra, que estimulou clientes do segmento da panificação a comprarem mais no fim de ano, distribuiu ao todo 390 mil cupons em diversas padarias da capital mineira

Comuns em shopping centers e grandes redes varejistas, as ações de fidelização –sobretudo aquelas realizadas às vésperas do Natal – que aliam fomento às compras, vêm sendo utilizadas também em comércios de pequeno e médio porte da capital mineira, graças à força do associativismo. Promovida pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), a promoção “Natal premiado: Compre e Concorra” distribuiu, em 2018, 390 mil cupons a clientes de 59 padarias que aderiram à campanha.

O sorteio, realizado na sede da entidade no dia 28 de dezembro, consagrou a cliente da rede de padarias Roma Plus, Creuza Dias de Oliveira, como a grande vencedora: ela levou para casa um Renault Kwid Life 0Km. Também foram sorteadas 12 cafeteiras Três Corações. A promoção teve uma dinâmica bem simples e foi direto ao ponto para o panificador: concorreram aos prêmios os clientes que consumiram R$ 20, incluindo um produto de fabricação própria, ou seja, aqueles em que o retorno é maior do que a simples revenda.

Creuza é cliente antiga da Roma Plus do bairro Sagrada família. Aos 73 anos, a aposentada afirma que nunca imaginou ganhar o carro. “Foi emocionante. Há tantos anos na luta, nunca pensei em ganhar um prêmio como esse. A gente preenche o cupom, mas não pensa que vai ganhar. Então foi uma surpresa e tanto”, comemora. Habilitada, Creuza pretende vender o carro antigo e ficar com o novo.

Também tem motivos para comemorar o empresário José Luiz de Oliveira, à frente da rede de padarias Roma Plus. Além do carro, uma das máquinas de café foi sorteada para um cliente da unidade do bairro Floresta. José comenta a repercussão da campanha e premiação. “É muito prazeroso entregar um prêmio como esse, ainda mais para uma cliente assídua, que muitos conhecem. É uma maneira de retribuir a fidelidade e o prestígio que temos. E os demais clientes comprovam que a campanha é coisa séria.” O empresário reforça, para além do prêmio, que a campanha entusiasma funcionários e clientes, movimentando os negócios. “Participo desde a primeira edição e me empenho em engajar a equipe, sinalizar a área de vendas, estimular os clientes pelas nossas redes sociais e rádio interno. Agora, vamos investir na comunicação para contar a todos que somos sortudos”, completa.

Vinícius Dantas, presidente da Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIP), entidade que compõe a Amipão, celebra os resultados da campanha. “A cada ano a campanha vem sendo mais exitosa. Em 2018, tivemos um número maior de padarias participantes, pulverizadas em Belo Horizonte, e grande procura por cupons, chegando a quase 400 mil, números que respaldam o poder de compra dos clientes de padaria”. Já o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais (SIP), entidade que também compõe a Amipão, José Batista de Oliveira, destaca a importância da união entre as padarias. “O panificador, sozinho, não conseguiria viabilizar uma ação grandiosa como essa em seu negócio. Por isso é importante pensarmos cada vez mais em unir forças e, por meio do associativismo, chegarmos mais longe”.