Destinado ao lazer dos belo-horizontinos,  espaço  conta com mirante e área de lazer diversificada

O Parque Real, construído pela Emccamp em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, é destinado ao entretenimento de toda a população. Em uma área de 71,6 mil metros quadrados, os mineiros poderão usufruir de muito verde e diversas opções de lazer. O parque foi construído como uma contrapartida para a inserção de um conjunto de empreendimentos na Região Nordeste da capital mineira, no bairro Paulo VI.

Para a implantação do parque houve recuperação de uma área extremamente degradada com uma pedreira desativada e, devido ao solo pobre, foram inseridos adubos orgânicos para possibilitar a regeneração e recuperação da área, para assim receber o plantio de árvores. Além disso, foi implantado um sistema de drenagem para evitar os processos erosivos, que poderiam causar assoreamento de rios e lagoas e diminuição da biodiversidade. No parque existe ainda uma bacia de detenção de água pluvial, que retarda a chegada da água no córrego Vila Mirtes e reduz a probabilidade de enchente e inundação das casas da região.

“A recomposição vegetal destas áreas para a formação de uma área verde permite, além de um provável enriquecimento de flora e fauna, a criação de um espaço de convivência e lazer em contato com a natureza. O espaço será aproveitado não só pela população do empreendimento, mas de toda a região”, destaca Rodrigo Nascimento, analista ambiental da Emccamp.

Para o entretenimento de pessoas de todas as idades, foram construídas duas quadras de areia, uma de esportes, uma pista de skate, um mirante, uma pista de cooper, além de instalação de diversos equipamentos de ginástica. Há ainda um espaço kids com brinquedos feitos com materiais reciclados e reaproveitados, projetados para trabalhar o lúdico e a coordenação motora das crianças. Já para o conforto e bem-estar dos visitantes a Emccamp inseriu uma guarita de segurança, vestiário, bebedouros, iluminação completa e o cercamento de todo o ambiente.

A Emccamp também foi responsável pelo plantio de milhares de mudas (palmito, jequitibá, jequitibá rosa, pequi, cedro, copaíba, pitanga, jacarandá, sapucaia, goiaba, ipê branco, rosa, roxo e amarelo, amora, jabuticaba e cajá-manga, entre outras espécies nativas). Além disso, implantou um sistema de irrigação e realizou o plantio de gramas, para que o ambiente fique ainda mais agradável aos visitantes.

Algumas áreas foram destinadas exclusivamente às árvores frutíferas, criando assim ilhas com frutas variadas para fácil acesso à população. Já as árvores plantadas no entorno da pista de cooper, exercem a função de sombra. Tudo pensado para beneficiar a população e proporcionar momentos agradáveis de diversão.

“É uma área com grande disponibilidade de aves e a construção desse parque vai atrair novas espécies para o local, com a disponibilização de alimentos como frutas e sementes. Além disso, irá gerar um agradável ambiente de lazer para todos da região, que é carente dessas opções”, conclui Rodrigo.

SOBRE A EMCCAMP

A Emccamp Residencial é uma das maiores construtoras do país com grande presença nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. São mais de 40 anos de atuação no mercado da construção civil sendo pioneira em inovação e utilização de processos de otimização de recursos, promovendo a sustentabilidade e, principalmente, garantindo o rigor no cumprimento dos prazos de conclusão e entrega de suas obras. As técnicas construtivas utilizadas proporcionam baixa necessidade de manutenção nas unidades habitacionais e mais segurança, conforto e comodidade para o proprietário.

São mais de 60 mil unidades entregues e em construção ao longo desses anos, com forte atuação no programa do governo federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Em 2017, a construtora foi destaque no “Ranking ITC – Inteligência Empresarial da Construção – As 100 maiores da Construção”, conquistando o 1º lugar na categoria “Destaque Residencial na Região Sudeste”.