Embora o ano que passou ainda tenha sido desafiante para o segmento, mudanças na economia e aumento no fluxo de clientes nas lojas no final do ano melhoraram a confiança pela retomada do crescimento em 2019

A economia, que apresentou uma queda acumulada de PIB de aproximadamente 10% nos últimos anos, parou de decrescer e deu discretos sinais de retomada nos dois últimos anos. E, embora o cenário ainda desafiante, com os altos preços de energia elétrica, do trigo, no dólar e o aumento da inflação, o setor de padarias e confeitarias registrou expansão, em 2017, de 3,2%, o que equivale a um aumento de 90,3 bilhões de reais em arrecadação segundo dados do Instituto Tecnológico da Panificação, Alimentação e Confeitaria (ITPC).

A panificação abarca mais de 7 mil empresas em Minas Gerais, distribuídas em 14 mil pontos de vendas. “Circulam, por dia, 4 milhões de pessoas nas nossas lojas, gerando cerca de 80 mil empregos diretos e outros 180 mil indiretos e movimentando em torno de R$ 9 bilhões por ano. Para o fechamento dos dados de 2018, a expectativa é de esse patamar seja superado”, destaca o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais (SIP), entidade que compõe a Amipão, José Batista de Oliveira.

Enquanto isso, os panificadores estão empenhados em manter as vendas e reaquecer a panificação em 2019. Dois aspectos fundamentais para isso que vêm sendo trabalhados neste ano são a criatividade e a aproximação com os clientes, com investimentos voltados para produtos de fabricação própria, diversificação de mix de produtos e serviços e na atração de novos consumidores. “Temos uma projeção para a próxima década de que o caminho seja de expansão das padarias e confeitarias gourmet, que têm mantido os números positivos mesmo durante a crise, ao invés de focar em revenda”, conta Batista.

Fôlego com as vendas de fim de ano

Vinícius Dantas, presidente da Associação Mineira das Indústrias de Panificação (AMIP), entidade que também compõe a Amipão, afirma que  o pessimismo vem sendo deixado de lado e que o setor vislumbra um ano melhor em 2019. “Temos certeza que a panificação seguirá nos próximos anos bem melhor do que estávamos antes da crise. Porque o setor soube, com determinação e sabedoria, driblar percalços e manter um crescimento, mesmo que mínimo, no auge da crise.”

Um sinal recente foi a elevação de cerca de 15% nas vendas de padarias do estado em decorrência das encomendas para as festas de fim de ano. “Entre os produtos que ganharam destaque nas prateleiras nesse período estão as carnes assadas, panetones, ceias de Natal e Ano Novo, sobremesas, além de bebidas, hoje presentes com frequência nas gôndolas das padarias”, conta.

Principais ações realizadas pela Amipão em 2018

Projeto Pão Seguro – Nas comemorações do Dia do Panificador, em 8 de julho, a Amipão lançou o projeto Pão Seguro, que visa conscientizar a população para o consumo exclusivamente em padarias, como meio de garantir a qualidade e procedência dos produtos que são levados para casa.

Treinamentos para trabalhadores do setor – A Amipão lançou a modalidade de treinamentos in company, ou seja, dentro das próprias padarias. Abrangendo os treinamentos na área de atendimento ao cliente, vendas e gerente, o novo serviço possibilita ao empresário treinar seus funcionários no próprio local de trabalho.

Superminas – Com um recorde de 484 expositores e público presente de mais de 55 mil participantes, a edição de 2018 da Superminas totalizou R$ 1,86 bilhão em negócios concluídos durante a feira ou iniciados para posterior fechamento.

Incentivo à energia fotovoltaica – Em tempos de recuperação da economia e de reestruturação das empresas, a busca por novas tecnologias para gerar redução de custos e ganho de produtividade na indústria da panificação é uma constante. Pensando nisso, a Amipão fechou uma parceria com a Solatio, empresa de projetos de energia fotovoltaica, para incentivar a adesão da energia fotovoltaica em todas as padarias associadas à entidade.

Encontro de Panificadores – Para fomentar a disseminação de boas práticas e a troca de experiências entre panificadores, a Amipão criou o projeto “Encontro de Panificadores 2018”. Foram realizados três encontros em 2018, que debateram a exposição de produtos nas lojas, o papel da liderança para o futuro da panificação e a importância da comunicação e do Marketing para as vendas.