Produção de produtos típicos do Estado é instrumento de mudança para moradores de Catas Altas e região

Empreender, em essência, significa criar ou modificar algo dentro de um determinado contexto para transformar uma realidade e obter o sucesso. É isso que vem fazendo o coletivo Sabores do Morro, que atua na geração de renda por meio do resgate da cozinha mineira de raiz para mudar a vida de seus integrantes. Localizado em Morro D’água Quente, distrito de Catas Altas, o coletivo produz doces, queijo, quitandas, cachaça e uma série de produtos característicos do Estado e expõe em uma feira mensal, que atrai turistas e visitantes de diversas regiões.

Com matéria-prima vinda de fornecedores locais, o Sabores do Morro atua como uma das engrenagens da economia do Morro D’Água Quente. “Os ingredientes que eu uso são daqui e também tenho muitos clientes que moram na cidade. Mas, Catas Altas é um lugar turístico e vem muita gente de fora procurando os produtos de qualidade que a gente oferece. Isso favorece a cidade, movimenta o turismo e permite que eu tire meu sustento”, afirma Josieni Cristina de Aguilar, integrante do Sabores do Morro e criadora da Imperial Produtos Artesanais, que produz iguarias tipicamente mineiras, como queijos, doces e geleias.

Com visibilidade em outros pontos importantes, inclusive o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte, as quitandas da Tasty Minas Gourmet levam o nome de Catas Altas a um público ainda mais versátil. “Pensamos de onde nossa matéria prima sai e para onde o produto final vai. Por isso, compramos o máximo dos pequenos produtores locais e entregamos essa experiência ao cliente. Isso transforma a vida de todos os envolvidos na cadeia de produção e consumo do produto”, afirma Priscila Cristovam, da Tasty, que também integra o Sabores do Morro.

Priscila revela que a receita do casadinho, primeiro doce da Tasty Minas Gourmet, veio de outras gerações. “É uma receita da família do meu marido, que também é fundador da marca. Deu tão certo que passamos a testar outros sabores e recheios, como o café com leite, sabor característico de Minas.”

Cultura e gastronomia

Além de abastecer o mercado interno, a produção do coletivo conquista os turistas e leva o nome da Serra do Caraça para outras regiões do Estado e do país. Catas Altas se destaca justamente pela produção de comidas tipicamente mineiras e a feira mensal do Sabores do Morro já entrou para o calendário turístico e gastronômico da região.

Em dezembro, a festa será ampliada e o coletivo vai realizar o Festival Sabores do Morro, com uma série de atrações culturais na programação. O evento está marcado para 15 e 16 de dezembro, ao lado da Igreja Senhor do Bonfim, no Morro D’Água Quente, distrito de Catas Altas.

“A ideia é valorizar o melhor da região por meio de encontros gastronômicos com produtos artesanais de alta qualidade. Assim, atraímos visitantes e promovemos o turismo na Serra do Caraça. Além disso, geramos emprego e renda para famílias que experimentaram a transformação social. Vejo um ganho pessoal e emocional muito grande. O trabalho dos produtores passou a ser mais valorizado pela população local e, com a visibilidade, eles também faturam mais”, afirma o presidente do coletivo Luiz Antonio Batista, que também participa do grupo como produtor de cervejas artesanais.

Sobre o Sabores do Morro

Sabores do Morro é um coletivo de dez negócios individuais de Morro D’Água Quente que promove a geração de renda por meio do resgate das tradições da cozinha mineira. O grupo participa do Programa de Empreendedorismo Social Comunitário, uma iniciativa da Fundação Vale e Vale e é apoiado pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises), que trabalha na aceleração dos negócios do Sabores do Morro, por meio do fortalecimento de pessoas, organizações e comunidades e da implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.