Coca-Cola FEMSA Brasil promove evento, no dia 28 de novembro, para definir o melhor projeto de sustentabilidade desenvolvido por alunos de escolas das cidades mineiras

No dia 28 de novembro, a Coca-Cola FEMSA Brasil vai revelar a equipe campeã do programa Minha Galera Faz Eco 2018. O evento de encerramento do programa será realizado a partir das 10h no Espaço Norma Brandão (Alameda das Amendoeiras, 651 – Estoril, Nova Lima) e inclui a apresentação dos projetos finalistas elaborados pelas escolas participantes. Como prêmio, a escola vencedora receberá R$ 5 mil destinados à implementação do projeto e os estudantes vão ganhar um passeio para comemorar o título.

O programa Minha Galera Faz Eco consiste em um concurso entre escolas municipais, estaduais e particulares das cidades de Brumadinho, Itabirito e Nova Lima. A iniciativa tem como objetivo disseminar a importância da preservação ambiental entre os jovens estudantes, além de fomentar a educação sustentável em toda a comunidade. Neste ano, participaram do concurso 14 instituições e o tema foi “Como a minha escola pode ser mais sustentável?”.

Entre os participantes, foram selecionados cinco projetos ambientais como finalistas. Representante do município de Itabirito, a Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira propõe a construção de uma praça sustentável em uma área subutilizada do colégio.

Na Escola Municipal Leon Renault, de Brumadinho, os estudantes propõem que seja realizada uma reforma na biblioteca da escola. Na mesma cidade, os alunos da Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto apresentam a sugestão do uso de energia renovável (solar) e da continuidade do projeto de conscientização e de destinação correta dos resíduos sólidos gerados pela escola.

Em Nova Lima, os participantes da Escola Liceu Santa Maria Imaculada sugerem a produção e implementação de coletores de resíduos recicláveis e reutilizáveis na instituição. Já o Colégio Santo Agostinho (unidade Nova Lima) leva à competição a proposta de criação de um Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental.

Todos os alunos elaboraram cases com o objetivo de gerar benefícios diretos ao meio ambiente com impactos positivos na comunidade, município ou Estado. Eles contaram com o suporte de uma apostila preparada exclusivamente para o programa com conteúdo pedagógico que aborda a temática da conservação ambiental e sustentabilidade. No decorrer do programa, realizaram tarefas, como “quis” e desafios para promover a sustentabilidade em sua comunidade, que serviram de base para o desenvolvimento de um projeto final. Contaram, ainda, com um suporte dedicado para responder dúvidas sobre o programa.

A campeã será selecionada a partir da avaliação das propostas por um júri técnico e os critérios a serem considerados são criatividade, impacto e potencial de alcance do projeto, engajamento dos alunos e replicabilidade. De acordo com a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil,  Wanessa Scabora, a meta do Minha Galera Faz Eco é levar o debate sobre sustentabilidade para além das paredes das escolas. “O programa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente e a destinação correta dos resíduos, além de promover a educação ambiental nas escolas. Assim, reforçamos o compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil com a questão socioambiental”, afirma.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 169 marcas para mais de 396 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 100 mil funcionários, a empresa vende cerca de 4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2,8 milhões de pontos de venda por ano. Operando 67 fábricas e 344 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Colômbia, Argentina e Guatemala, e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai, Venezuela e Filipinas. Para mais informações, visitewww.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são nove fábricas, 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.