Nem só de pão queijo e frango com quiabo vive a gastronomia mineira. O estado é reconhecido internacionalmente por sua cozinha farta, rica em ingredientes e preparos. Entretanto, manter viva a tradição não é tarefa fácil e requer esforço coletivo. Neste sentido, uma das regiões que mais se destaca no resgate das raízes da culinária mineira é Catas Altas, a 120km de Belo Horizonte.

Localizada aos pés da Serra do Caraça, a região atrai visitantes de todo o país em busca de turismo religioso, de aventura e, claro, da culinária tipicamente mineira. O circuito gastronômico de Catas Altas conta com produtores locais que se dedicam para passar de geração em geração as técnicas que compõem a essência da cozinha do estado.

Um exemplo é a produtora de bolos, pães e quitandas Maria Aparecida. Experiente confeiteira, com 15 anos de experiência em bolos de aniversário, ela viu na cozinha mineira uma maneira de encantar os turistas e ampliar os horizontes da culinária do estado. “A maioria dos ingredientes que uso são produzidos e comprados aqui na região. Atendo os moradores da comunidade e vendo bastante para turistas que vem visitar a Serra do Caraça e acabam descobrindo as delícias das quitandas mineiras”, explica Maria Aparecida.

Os produtores da região estão tão engajados em manter firmes as raízes da culinária mineira que criaram um coletivo que promove feiras gastronômicas mensais e festivais com produtos artesanais de alta qualidade. O Sabores do Morro, do qual Maria Aparecida faz parte, é composto por dez negócios individuais de Morro D’Água Quente, distrito de Catas Altas.

A feira conta com produtores de pães, como broa e rosca caseira, e geleia; doces, como cocada, pé-de-moleque, casadinhos e cookies; cervejas, licores e vinhos  artesanais; queijos de vários tipos; além de mel e sorvetes com sabores típicos da Serra do Caraça, tudo produzido por moradores da região, com ingredientes locais.

“A ideia é valorizar o melhor da região por meio de encontros gastronômicos com produtos artesanais de alta qualidade. As feiras mensais no distrito atraem visitantes e promovem o turismo na Serra do Caraça. Além disso, geram emprego e renda para famílias que experimentaram a transformação social por meio do trabalho e do resgate das tradições da cozinha mineira”, afirma Luiz Antonio Batista, presidente do coletivo Sabores do Morro.

Sobre o Sabores do Morro

Sabores do Morro é um coletivo de dez negócios individuais de Morro D’Água Quente que promove a geração de renda por meio do resgate das tradições da cozinha mineira. O grupo participa do Programa de Empreendedorismo Social Comunitário, uma iniciativa da Fundação Vale e Vale e é apoiado pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises), que trabalha na aceleração dos negócios do Sabores do Morro, por meio do fortalecimento de pessoas, organizações e comunidades e da implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.