A exposição “Racismos” tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para o Dia da Consciência Negra durante todo o mês de novembro

A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta deles contra a discriminação racial e pela a igualdade social. Para marcar o dia, os campi da Una Barro Preto e Una Contagem estão com uma agenda repleta de atividades alusivas à data e uma exposição denominada “Racismos”, que fica no hall de entrada, até o dia 28 de novembro.

A exposição é uma adaptação da experiência desenvolvida por estudantes da Universidade de Harvard (EUA) por meio da campanha “I, Too, Am Harvard” (Eu também sou Harvard). Essa mesma experiência foi desenvolvida pelos estudantes da UnB em Brasília. Nas fotos expostas, estudantes relatam situações que vivenciaram ao longo da vida e que o racismo se fez presente.

De acordo com o professor responsável, Cristiano Carvalho, o objetivo da exposição é provoca impacto. “Acredito que além de difundir a reflexão sobre a (persistência) e existência do racismo na sociedade, a exposição possibilita desenvolver o exercício de empatia, uma vez que as fotos são de acadêmicos do campus Barro Preto dos diversos cursos. Assim, as pessoas ao estabelecerem contato com a exposição, passam a perceber que algumas frases reproduzidas sem nenhuma criticidade no cotidiano são ofensivas e racistas”, explica.

SERVIÇO

Exposição Racismo

Datas: até 28 de novembro
Horários: das 08h às 22h
Entrada: gratuita
Local: Campi Barro Preto e Contagem

Rua dos Goitacazes, 1159, Barro Preto – Belo Horizonte/MG
Av. João César de Oliveira, 5.775, Beatriz – Contagem/MG