Patrocinadora do evento, a Empresa participará de painéis sobre a cadeia de valor e sustentabilidade corporativa, além de apresentar projeto que transforma óleo de cozinha usado em biodiesel

Com patrocínio da Gerdau, o Instituto Sustentar realiza, no dia 23 de novembro, o Sustentar 2018 – 11º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, no SEBRAE-MG, em Belo Horizonte. Está prevista a participação de 3.500 pessoas no evento.  

A abertura do Fórum será marcada pelo painel Grande Diálogo no qual especialistas do setor, executivos sêniores e autoridades vão debater novas tecnologias e soluções sustentáveis. Em painéis de debate, diretores e executivos da Gerdau compartilharão com o público a visão e o papel da empresa em um futuro tecnológico sustentável.

Na ocasião, os participantes do Fórum terão a oportunidade de conhecer o programa Gerdau Bioenergia Social, que tem como objetivo transformar óleo de cozinha usado em biodiesel. A iniciativa é realizada em vários municípios do entorno da usina de Ouro Branco e da operação de mineração da empresa (Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto). O caminhão do projeto ficará no estacionamento do SEBRAE-MG, onde será possível acompanhar o processo de transformação do óleo em biodiesel.

O Programa Gerdau Bioenergia Social é uma parceria entre a Gerdau e a startup Bchem Biocombustíveis, que participa do Acelera Mestrado e Doutorado, promovido pela FIEMG Lab. A iniciativa é baseada no tripé de sustentabilidade, com pilares econômico, social e ambiental. O programa visa orientar a população sobre os problemas causados pelo descarte incorreto do óleo, gerar emprego e renda, bem como produzir energia renovável a partir da coleta do material e posterior transformação em biodiesel, de forma inovadora, que não gera resíduos.

Em sua primeira fase, o Bioenergia Social desenvolverá uma série de atividades educacionais nas escolas, estabelecimentos comerciais, associações e outras entidades. O objetivo é conscientizar sobre as consequências do descarte incorreto do óleo, que afeta redes de esgoto, represas, rios, oceanos e solo. Com isso, ocorrem entupimentos e altos níveis de poluição, o que compromete a cadeia alimentar aquática, eleva pragas urbanas (ratos e baratas), problemas de higiene e mau cheiro, além de danos irreparáveis ao meio ambiente.

Números

A estimativa de processamento de soja para produção de óleo no Brasil para 2018 é de 8,5 milhões de toneladas, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Do total de óleo gerado no País, menos de 1% é reciclado.

Cada um litro de óleo despejado diretamente no meio ambiente contamina até 25 mil litros de água. No processo de tratamento de água para consumo, o descarte incorreto do óleo representa um aumento em até 45% do custo.

Sustentar 2018

Data: 23 de novembro de 2018

Local: SEBRAE – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – Belo Horizonte

Inscrições gratuitas: http://sustentar.net/2018/

Sobre o Sustentar 2018

O evento é realizado, anualmente, pelo Instituto Sustentar e está na sua 11ª edição com o tema “Desafios globais, soluções locais e o futuro tecnológico sustentável”. O Fórum apresenta-se como meio para discussão de temas vinculados à sustentabilidade e promove o estabelecimento de parcerias para fomentar estratégias que contribuem para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social, cultural.

Sobre a startup Bchem Biocombustíveis

A BChem Solutions é uma startup criada a partir de pesquisas desenvolvidas em laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade de Itaúna. Integrante do Programa Acelera Mestrado e Doutorado do FIEMG Lab, a empresa trabalha, há dez anos, em projetos de desenvolvimento de tecnologias para reaproveitamento de óleos vegetais. Como resultado das soluções que disponibiliza para o mercado, eleva a sustentabilidade técnico-econômico-ambiental de grandes empresas.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.