O Brasil comemora em novembro, no dia 20, o Dia da Consciência Negra. A data é uma homenagem à luta do negro no Brasil, personalizada na figura de Zumbi dos Palmares, que travou uma batalha contra a escravidão no período do Brasil Colônia. E para celebrar a cultura afro-brasileira e dar mais voz a esta temática, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, incluiu em sua agenda atrações especiais.

Para Júnia Bertolino, idealizadora do projeto, espaços como este, oferecido ao prêmio e a exaltação da cultura afro, são extremamente importantes. “Pensar a ocupação cultural, o fazer artístico, a correspondência entre os artistas na busca de ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro brasileira tem sido a prioridade do Prêmio Zumbi de Cultura” ressalta Júnia.

Já no dia 15 de novembro, será dia de música e dança no MM Gerdau com apresentação gratuita do grupo Samba de Terreiro, na praça de convivência, a partir das 19h30. No repertório, o grupo traz uma volta às raízes do samba ao som de tambores, vozes, ritmos e improvisação que convida o público a interagir durante a apresentação.

O samba volta à cena na última semana de novembro, dia 29, com o projeto Ensaio Aberto fechando a programação especial. O músico mineiro Rafael Soares se apresenta gratuitamente, às 19h30, influenciado pelas heranças africanas, pelo samba de partido alto e a fusão de ritmos e matrizes da cultura popular, aliando arranjos e composições que exaltam o povo negro.

Ayabás

Agenda:

– 01/11 (quinta-feira) – Ayabás e suas histórias, 19h30
– 08/11 (quinta-feira) – XI Prêmio Zumbi de Cultura, 19h30
– 15/11 (quinta-feira) – Samba de Terreiro, 19h30
– 29/11 (quinta-feira) – Ensaio Aberto – Rafael Soares (samba) – 19h30

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. 

SERVIÇO

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Endereço: Prédio Rosa – Praça da Liberdade

Horário de funcionamento:

Terça a domingo – 12h às 18h
Quinta-feira – 12h às 22h
Toda última terça-feira do mês – 12h às 17h