Em Catas Altas, região da Serra do Caraça, turismo, gastronomia e geração de renda andam juntos. Essa é a visão do coletivo Sabores do Morro, grupo de 13 empreendedores locais que se uniram para resgatar a gastronomia típica de Minas, impulsionar a renda e movimentar o turismo na região. O grupo promove mensalmente uma feira no Morro d’Água Quente, distrito de Catas Altas, que oferece  produtos como queijos, pães e biscoitos caseiros, vinhos, cervejas artesanais, mel e doces.

“A ideia é valorizar o melhor da região por meio de encontros gastronômicos com produtos artesanais de alta qualidade. Assim, atraímos visitantes e promovemos o turismo na Serra do Caraça. Além disso, geram emprego e renda para famílias que experimentaram a transformação social. Vejo um ganho pessoal e emocional muito grande. O trabalho dos produtores passou a ser mais valorizado pela população local e, com a visibilidade, eles também faturam mais”, afirma o presidente do coletivo Luiz Antonio Batista, que também participa do grupo como produtor de cervejas artesanais.

O projeto surgiu em 2014 e, no início, era para ser uma padaria comunitária. A diversidade de produtos era tanta que a ideia cresceu e se transformou em uma feira, que teve a primeira edição em 2015. Da feira, surgiu o desejo de criar um festival maior, e com atrações culturais, realizado uma vez por ano.

Para impulsionar ainda mais a ideia, o grupo passou a receber o apoio do Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises), que trabalha na aceleração dos negócios do Sabores do Morro, por meio do fortalecimento de pessoas, organizações e comunidades e da implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.

Transformação social

Sabores do Morro_Thati Abreu

A iniciativa mudou a vida de empreendedores individuais da região. Um exemplo é o casal Nayara Suelen e Cristiano da Silva. Ele começou a trabalhar com apicultores da região ainda na infância, motivado pelo desejo de comprar a bicicleta que a mãe não podia dar. Já depois de casados, veio a crise e o desemprego de ambos. Foi aí que eles viram na apicultura uma fonte de renda e no Sabores do Morro a oportunidade para impulsionar o negócio.

“No coletivo, começamos a nos ver como empreendedores. Passamos a participar de cursos de capacitação, que nos auxiliaram em diversos aspectos, como compra de embalagens em grupo, precificação, rentabilidade e aprendemos a fazer o controle de finanças. Passei a me dedicar mais e nossa renda melhorou muito”, destaca Nayara, que também é vice-presidente do Sabores do Morro e vende bastante para turistas, que valorizam muito os produtos artesanais.

Impacto emocional

Além de agradar aos turistas, o projeto tem amplo apoio da comunidade local. O Sabores do Morro já foi até tema para questão de prova sobre empreendedorismo na escola da região. Os membros do grupo também foram convidados para conversar com jovens do Morro D’Água Quente sobre o assunto.

O Sabores do Morro é, ainda, um projeto referência para as mulheres da comunidade. “Fazemos um trabalho de geração de renda e empoderamento feminino. Com nossa formação de grupo, muita coisa mudou na vida dos produtores, especialmente das mulheres. Muitas produtoras relataram que a autoestima delas aumentou muito com o projeto. Elas ficavam em casa, quase não saiam, não tinham ocupação. Com a feira, isso trouxe alegria para a vida delas”, relata Nayara Suelen.

Bete, uma das empreendedoras do Sabores, destaca os ganhos que dinheiro nenhum pode comprar. “Ir para a feira não é somente vender caldo de cana e pastel, é uma forma de encontrar os amigos, de distração. No final das contas, não é só o dinheiro que importa, a convivência e as coisas boas que isso traz são muito benéficas.”

O impacto positivo do Sabores do Morro da vida das mulheres da região rendeu  ao coletivo o prêmio Consulado da Mulher 2017, organizado pela Consul para reconhecer e apoiar projetos protagonizados por empreendedoras em todo o país.

Próximas feiras

A próxima feira do Sabores do Morro será realizada no dia 11 de novembro, ao lado da Igreja Senhor do Bonfim, no Morro D’Água Quente. O festival deste segundo semestre será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro.