O Instituto Adotar, em parceria com o grupo de dança The Continentals Brasil, apresenta o concerto Stand Out, um projeto artístico social apresentado por jovens acolhidos em abrigos de Belo Horizonte. Serão duas apresentações para públicos distintos, nos dias 8 e 9 de novembro, às 20h, no teatro Professor Ney Soares, na rua Diamantina, 463, bairro Lagoinha. A entrada é gratuita.

Os belo-horizontinos são convidados a prestigiar o espetáculo dos adolescentes. Na quinta-feira, eles farão uma apresentação especial para os adultos e, na sexta-feira, o espetáculo será dedicado a crianças e adolescentes também acolhidos em abrigos da capital mineira. “Eles se dedicaram bastante e é importante a presença do público para motivá-los a continuar”, ressalta Mônica Rodrigues Corrêa, idealizadora do Instituto Adotar, instituição que incentiva a adoção de crianças e adolescentes.

Os ensaios, que duraram cerca de dois meses, propiciaram um espaço de encontro e convivência, permitindo que os adolescentes, vindos de seis abrigos diferentes, conhecessem os limites do próprio corpo e, com isso, ampliassem a capacidade de se expressar e de se comunicar. As atividades foram realizadas sob a orientação e supervisão atenta do maestro Vilar e dos dançarinos profissionais do grupo The Continentals Brasil.

Além de contribuir para a formação intelectual, Mônica destaca que o projeto também propicia o desenvolvimento da autoestima dos adolescentes, estimulando-os a participar de atividades culturais. Segundo ela, é nítida a satisfação dos que participaram da atividade. “Eles ficaram meses ensaiando e estão muito animados para as apresentações”, comenta Mônica.

A atividade era voluntária e participaram somente os jovens que realmente tinham interesse. Segundo Mônica,o intuito da iniciativa foi reunir os adolescentes e permitir acesso a um tipo de apresentação que eles geralmente não têm: a música e a dança. “Foi uma forma de fazer com que se sintam pertencentes à cidade.”

 Sobre o Instituto Adotar

Fundado em 2010, o Instituto Adotar incentiva a adoção tardia, principalmente de crianças negras, pardas, especiais e grupos de irmãos. O objetivo é quebrar preconceitos na sociedade e amparar o crescimento de crianças em diversos abrigos de Belo Horizonte e região metropolitana. A equipe é composta por mais de 500 voluntários.

As atividades com as crianças que moram em abrigos vão desde oficinas de dança, música, culinária, passeios em museus, cinema e praças a atendimentos médicos e odontológicos. A instituição também oferece às famílias acompanhamento psicológico, pedagógico e jurídico na pré-adoção, no processo e depois da chegada da criança ao lar.

A única fonte de renda do instituto são os bazares e brechós, realizados na sede do instituto (rua Madre Cândida, 60 – Vila Paris). A instituição recebe todo tipo de doação: roupas, brinquedos, alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza são os mais necessários.

SERVIÇO

Concerto Stand Out – Instituto Adotar

Quando: 8 e 9 de novembro, às 20h
Onde: Teatro Professor Ney Soares – Rua Diamantina, 463, Bairro Lagoinha
Mais informações: (31) 9 9338-2426 (Mônica) ou 9 8736-7774 (Carla)
Entrada gratuita