O dia 26 de outubro, dedicado a homenagear o trabalhador da construção civil, é, talvez, uma das datas mais importantes para a economia do Brasil. Não é nenhum feriado ou um marco no calendário para a maioria das pessoas, mas é quando se homenageia o profissional que representa uma das maiores fatias do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do Brasil girou em torno dos R$ 6,6 trilhões em 2017, com expectativa de crescimento de aproximadamente 3% para este ano. Esses números são muito expressivos para a construção civil, que representa cerca de 50% dessa cifra.

No setor, valorizar os profissionais da área é muito importante, especialmente aqueles que possuem uma ligação próxima com as empresas para as quais trabalham. A construção civil “sofre” de uma alta rotatividade, geralmente com contratos que valem apenas a duração da obra. Então, exaltar os que criam laços duradouros pelo seu talento e se tornam funcionários fixos em suas empresas é mais do que justo nessa data.

O mestre de obras do Savassi Tower, residencial mais alto de Belo Horizonte, construído pela construtora Prisbel, Valdelicio Gama, 40, está há 14 anos na empresa, onde começou como servente. “Eu trabalho nessa área (construção civil) desde os 18; sei como é difícil. Tenho muito a agradecer à Prisbel, que me abriu as portas e me deu várias oportunidades de crescer. Cheguei como ajudante, passei para carpinteiro, daí para pedreiro, encarregado de turma, de forma até chegar a ser mestre de obras. Para mim é uma grande vitória ter superado todo esse caminho”, afirma Valdelicio.

Vicente Gonçalves da Rocha, 60, carpinteiro do Grupo EPO, está há mais de 30 anos no ramo, sendo 20 deles na construtora. Carpinteiro desde sempre, ele se diz apaixonado pela profissão. “Eu comecei assim e quero continuar até me aposentar. É dessa forma que eu levo o sustento para a minha família; então, eu só tenho a agradecer a Deus e à empresa por todas essas oportunidades”, diz Vicente.

Para melhorar a qualidade de vida de pessoas como Valdelício e Vicente, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), braço social do Sinduscon-MG, oferece uma série de serviços para promover a saúde dos trabalhadores. Em 26 anos de existência, a entidade fornece consultas médicas e odontológicas, além de treinamentos e palestras de segurança do trabalho.

De junho de 1992, data de sua fundação, a agosto de 2018, o Seconci-MG realizou um total de 783.138 consultas médicas e 599.110 atendimentos odontológicos. As ações para promover segurança no trabalho totalizam 83.556 participantes. Nesse mesmo período, 128.820 pessoas participaram de cursos e treinamentos na entidade. Já as ações preventivas em prol da saúde dos colaboradores somam 403.752 participantes.