No dia 19 de outubro, sexta-feira, o Sistema Ocemg promove o Workshop Regional sobre Cooperativismo de Geração Distribuída por Energia Solar Fotovoltaica. O evento, desenvolvido pelo Sistema OCB, será realizado na Casa do Cooperativismo Mineiro (Rua Ceará, 771, Funcionários), de 9h às 15h30.

O workshop é voltado para presidentes e dirigentes de cooperativas com interesse em adotar esse tipo de energia como viabilidade de negócio para redução de custos, bem como para pessoas ou cooperativas interessadas em fornecer esse serviço para o público.

O objetivo do evento é debater os benefícios desse tipo de energia e proporcionar o maior entendimento sobre seu funcionamento, sob a perspectiva da Resolução 482/2012 da ANEEL. Aprimorada por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, a resolução permite que o consumidor instale pequenos geradores – por exemplo, painéis solares fotovoltaicos, em suas unidades consumidoras.

“A questão das energias renováveis é relevante e atual. Aqueles que se munirem de informações sobre esses assuntos sairão na frente, tanto no que diz respeito à geração de negócios quanto na economia dos recursos gastos com as energias tradicionais”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

O workshop contará com a palestra de José Zloccowick – Especialista em Energia e Mudanças Climáticas, com MBA em Gestão Estratégica de Carbono pela University of East Anglia (ING). Zloccowick atuou como consultor na área de energia para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para o Tribunal de Contas da União (TCU), e como especialista em planejamento estratégico do grupo Energisa, além de ter prestado consultoria a empresas britânicas na área de eficiência energética e biomateriais.

Workshop Regional sobre Cooperativismo de Geração Distribuída por Energia Solar Fotovoltaica

Programação
08:30 – Credenciamento
09:00 – Abertura Oficial – Ronaldo Scucato – Presidente do Sistema Ocemg
09:30 – Módulo 1: Introdução à Energia Solar Fotovoltaica
10:45 – Coffee Break
11:00 – Módulo 2: Relação com a Distribuidora
11:30 – Rodada de Perguntas & Respostas
12:00 – Almoço
13:30 – Módulo 3: Guia de Cooperativas de Energia
15:00 – Rodada de Perguntas & Respostas
15:30 – Encerramento do evento

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (31) 3025-7104, 3025-7109 e 3025-7111.