Na próxima semana, de 16 a 27 de outubro, a Faculdade de Letras recebe a 18ª Settimana della Lingua Italiana nel mondo. Promovido pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, o evento conta com palestras, apresentações de concerto, apresentações de projetos, conversação em italiano e um Letras Debate especial.

A abertura ocorrerá terça, dia 16, na sala 2001, às 9h20, com a palestra Dialetos Italianos na Web, com o doutorando em Ciência da Computação na UFMG, Evandro Paradela. Logo após, às 10h, ocorrerá a apresentação dos projetos dos alunos da Fundação Torino com prof. Umberto Casarotti e com professor Riccardo Cassoli: L`influenza della tecnologia nello studio e lo sviluppo della lingua italiana, e Leitura dramática do texto Mandragola, sob orientação da professora Anna Palma, da Fale.

Pela noite, às 20h30, ocorre o concerto Taranta d’amore, Ambrogio Sparagna & Orchestra Popolare Italiana, Teatro Minas Tênis Clube. Os ingressos estão à venda no Eventim.

Além disso, a programação conta com a participação do músico da tradição popular européia, Ambrogio Sparagna, o matemático, lógico, ensaísta e acadêmico italiano, Piergiogio Odifreddi, o historiador e estudioso da imigração italiana no Brasil, Emílio Franzina, do professor de Literatura e história, Umberto Casarotti, das professoras da Fale, Patrizia Bastianetto e Anna Palma, do professor de Literatura, Riccardo Cassoli, e do cientista político Domingos Giroletti.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas no site do Consulado Italiano. A programação completa da semana da língua italiana pode ser conferida no site da UFMG.
Semana_Italia_Folder_29,7x21cm-3-2