Tem feriadão chegando, oba! Historicamente, o 12 de outubro é um dos mais aguardados pelos brasileiros – adultos e crianças – mas poucos sabem qual é o motivo. Muitos acreditam que a folga é por conta do Dia das Crianças. Apesar da comemoração ser no mesmo dia, a data presta homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A 2ª edição do “Oba, é feriado”, com atrações divertidas e gratuitas para toda a família. Tudo isso na Praça Milton Campos, de 9h às 13h. No palco, a banda Nossa Senhora do Carmo, o Gupo Trampulim, com o espetáculo teatral “Uma Surpresa para Benedita”, e o Palhaço Popó.

Além da programação no palco, toda a praça será ocupada com brincadeiras e interações que aliam história e diversão, incluindo brincadeiras que marcaram gerações. Crianças e adultos terão à disposição amarelinha, pula corda, bolhas de sabão e jogos gigantes de dama, dominó, resta um, jenga, entre outros.

Haverá, também o “Jogo Feriado” – um tabuleiro gigante com perguntas e respostas sobre o tema do feriado montado especialmente para o evento. A origem dessas datas muitas vezes é desconhecida e merece ser ressignificada já que têm a importante função de marcar a passagem do tempo ou celebrar algum fato histórico de grande significado para a construção da identidade de um povo.

O “Oba, é Feriado” é um projeto Árvore, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio do Mater Dei e o da Funarbe, Prefeitura de Betim, O Tempo Betim e Uni-BH.

Sobre o projeto

O “Oba, é feriado” busca tornar os dias de folga ainda mais esperados, interessantes e divertidos para as pessoas, além de mostrar o sentido dos feriados nacionais – que são datas importantes para o país, para a cultura e para a cidadania. Em um dia propício para reunir toda a família, objetivo é resgatar o significado e histórias dos feriados, de forma interativa. Com informação, cultura e lazer em importantes espaços públicos das cidades, os feriados nunca mais serão os mesmos. A proposta deste projeto, em fase piloto, é que o evento ocorra durante todos os feriados do próximo ano.

Programação

9h – Banda Nossa Senhora do Carmo: Considerada a banda mais antiga da cidade, o grupo toca música instrumental e faz parte da história de Betim.
10h – Grupo Trampulim – O espetáculo apresentado pelos palhaços Sabonete e Benedita e provoca risos e surpresas no público. Um jantar inesperado pode se transformar em uma grande confusão cheia de imprevistos.
11h30 – Palhaço Popó: Com conteúdo educacional por meio do uso da música, mímica, mágica, malabarismo e equilibrismo, o espetáculo gera interação divertida com o público que vai se surpreender, refletir e gargalhar.

Curiosidades – Oba, é feriado

O primeiro feriado civil surgiu em 1789 na França, mais precisamente no dia 14 de julho, data da queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa. No Brasil, temos feriados nacionais, estaduais e municipais, regulamentados por lei. Há quem diga que o Brasil tem muitos feriados, mas se compararmos com o resto do mundo, o Brasil ocupa a 46º posição entre 193 países. Neste ano são nove feriados nacionais.

A história do feriado de Nossa Senhora Aparecida tem origem no século XVII. Há mais de três séculos, pescadores encontraram no rio Paraíba do Sul uma imagem da Santa, que se tornaria um dos principais símbolos da fé católica no Brasil.

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países e cada um escolhe uma data para a celebração dos pequenos. Fato curioso é que o Dia das Crianças era comemorado em 20 de novembro, data em que o Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança no ano 1959. Em 1924, um projeto de lei federal instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Mas foi só em 1955 que a comemoração nesta data se tornou popular.

SERVIÇO:
2ª EDIÇÃO DO OBA, É FERIADO – PRAÇA MILTON CAMPOS, EM BETIM
Data: 12 de outubro – sexta-feira, das 9h às 13h
Local: Praça Milton Campos – Centro, Betim – MG
Ingressos: Gratuito
Informações: www.obaeferiado.com.br
Redes Sociais: www.instagram.com/obaeferiado e www.facebook.com/Oba-é-Feriado