Projeto cultural reúne música, teatro, circo, gastronomia, saúde, bem-estar e lazer para todas as idades. Com essência da convivência festiva e harmônica entre vizinhança, festival ocupa os espaços públicos da cidade.

No próximo sábado, 15 de setembro, de 10h às 19h, a Praça da Assembleia será palco da última edição do ano do Festival Meu Vizinho Pardini – projeto que convida famílias e seus vizinhos para um dia de cultura, gastronomia, lazer e gentileza urbana. No palco, teatro infantil, circo e um mix de gêneros musicais – chorinho, pop rock, samba e MPB. Destaque para o cantor e compositor Arnaldo Antunes que apresenta seu novo show “RSTUVXZ TRIO”. A entrada é franca.

A companhia Maria Cutia abre a programação às 10h, com o espetáculo Na Roda, que dialoga entre teatro, circo, histórias e canções. Uma dramaturgia fragmentada, que mistura linguagens da palhaçaria popular, envolve atores brincantes e o público em uma grande roda com um intenso diálogo improvisado.

O grupo de teatro Giramundo sobe ao palco às 11h com o espetáculo As Aventuras do Dr. Botica – uma história divertida, que trata de valores essenciais, como amizade, compromisso, tolerância, inclusão. Em cena, a manipulação de 14 bonecos será feita por três atores utilizando técnicas mistas que provocam interação com o espectador em todos os momentos.

Em seguida, às 12h30, o grupo de jovens instrumentistas Toca de Tatu apresenta o seu segundo trabalho “Afinidades”. Tendo o choro como referência, eles promovem a redescoberta e valorização da música brasileira de todos os tempos, com arranjos e composições próprias, que contemplam diferentes gerações e estilos musicais, reforçando a riqueza da música instrumental produzida no estado. Em seguida, a Banda Radio Caos com o melhor do pop rock nacional e da MPB, incluindo clássicos de Tim Maia, Jorge Ben Jor, Lulu Santos e Titãs.

Às 16h é a vez do cortejo de Maurício Tizumba e seu Tambor Mineiro. Tizumba traz consigo o congado mineiro, mostrando sua importância e presença na identidade do nosso povo. Junto ao Tambor Mineiro, eles entoarão cânticos, compartilharão diversos ritmos e passos de dança do Congado de Minas Gerais, em um conjunto harmônico e sincronizado, acompanhandos do som de instrumentos simples de percussão.

Para finalizar a programação, Arnaldo Antunes apresenta seu novo show onde dialoga entre o rock e o samba, alternando no repertório, além das canções do álbum, resgates de rocks (Fora de Si, Televisão, Essa Mulher) e sambas (Alegria, Talismã, Sá Solidão) emblemáticos da sua carreira. A apresentação conta ainda com canções tradicionais de outros autores traduzidas de um gênero para o outro, como A Razão Dá-se a Quem Tem e Exagerado, além de novas releituras.

Paralelo à programação, no palco, durante todo o dia serão oferecidas ao público ações de saúde e qualidade de vida, aulas esportivas e brincadeiras para as crianças. Em uma área gastronômica montada em parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, serão 12 barracas com comidas e bebidas.

Sobre o Meu Vizinho

O Festival Meu Vizinho Pardini é uma realização do Ministério da Cultura e Hermes Pardini, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação oferece opções de cultura e lazer para toda a família e chega ao terceiro ano levando música, teatro, intervenções circenses e vivências de saúde e bem-estar a praças e parques de Belo Horizonte e região metropolitana, sempre com entrada franca. Mais do que um evento, o Festival é uma iniciativa de fortalecimento da cultura, por meio da ocupação de espaços públicos, proporcionando experiências de convivência social, valorização da arte e da produção local e integração com a comunidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

10h – Maria Cutia com o espetáculo Na Roda
11h – Giramundo com o espetáculo As Aventuras do Dr. Botica
12h30 – Toca de Tatu com chorinho
14h30 – Rádio Caos com pop rock
16h – Maurício Tizumba e Tambor Mineiro com cortejo no chão
17h – Arnaldo Antunes com o show RSTUVXZ Trio

SERVIÇO

QUARTA EDIÇÃO DO FESTIVAL MEU VIZINHO PARDINI 2018 – PRAÇA DA ASSEMBLEIA
Data: 15 de setembro – domingo, das 10h às 18h
Local: Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas, S/N – Santo Agostinho)
ACESSO GRATUITO
Informações: www.meuvizinhopardini.com.br