Nova Safra Food Service tem registrado aumento na procura por esse tipo de produto

Os pães feitos com fermentação natural levam mais do que o dobro do tempo para serem fabricados, se comparados aos que utilizam fermento industrializado. Porém, a sua presença na massa traz benefícios que compensam este investimento de tempo, além de ser uma ótima alternativa para quem busca alimentos feitos com o mínimo de ingredientes artificiais.
A Nova Safra Food Service, distribuidora de matérias-primas para o segmento de alimentação, tem registrado aumento na procura por produtos de panificação elaborados com fermentação natural. “Diante deste momento de destaque e retomada das origens de panificação, as pessoas buscam mais qualidade nos quesitos aroma, sabor e crocância, talvez por isso, tenha ganhado tantos adeptos nos últimos anos”, comenta a coordenadora da Academia Nova Safra, Fernanda Costa. Segundo ela, os clientes prezam principalmente pela qualidade do produto quando procuram informações sobre a fermentação natural.
A prática é lenta, artesanal e contrasta com o ritmo de trabalho e de vida da maioria das pessoas que vivem em grandes cidades. A panificação com fermentação natural aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais, o que faz com que estes pães tenham mais nutrientes do que os fabricados pelo método comum. Além disso, não há adição de conservantes no fermento, o que torna o alimento mais nutritivo.
“Neste caso, a fermentação natural também proporciona uma digestividade mais fácil, é uma fermentação lenta, que exige tempo e dedicação. Sem contar que ela provém o sabor e aroma, ponto principal para que os consumidores busquem este produto. Elevar o sabor do pão é uma atividade que pode ser realizada através da fermentação natural, até a casca fica mais saborosa”, afirma Johannes Roos, especialista em fermentação natural. De acordo com ele, o pão com fermentação natural, conhecido também como pão de levain, respeita o tempo que a massa precisa para crescer e leva o dobro de tempo do que um pão feito com fermento industrializado.
Pensando nisso, a Nova Safra vai promover no dia 16 de agosto, das 14h às 17h30 um workshop que será ministrado pelo prelecionista e especialista em fermentação natural Johannes Roos. O objetivo é fornecer informações sobre a fermentação natural, processos, vantagens e forneamento. O evento será no Espaço Gourmet da Academia Nova Safra, e será realizado para 70 pessoas, sendo elas clientes e convidados da equipe de vendas.