Uma das mais renomadas bailarinas de flamenco da atualidade, a espanhola Maria Pagés, natural de Sevilha, vai desembarcar em Belo Horizonte no dia 17 de maio. Com a participação doapoio do Instituto Cervantes BH, órgão oficial do governo da Espanha no Brasil, a artista vai participar de um bate-papo, às 15h, no Sesc Palladium, e, às 20h30, será protagonista do espetáculo “Óyeme com los Ojos” (Ouça-me com os Olhos) também no Sesc Paladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).

O Instituto Cervantes Belo Horizonte é referência no ensino do espanhol e tem como missão divulgar a cultura hispânica. “Nosso papel é promover uma integração cultural com os locais onde estamos presentes. O povo mineiro é muito receptivo aos eventos culturais. Temos muito a aprender com as diferenças culturais. Pagés representa muito bem a arte flamenca, que envolve alma, fogo e paixão. Convidamos a todos para viajar nessa expressão artística tão característica da Espanha”, comenta Luís Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte.

O encontro com Maria Pagés é gratuito e as vagas são limitadas. Informações pelo tel: 3270 8100

As apresentações nos tablados brasileiros fazem parte da Temporada Pólobh 2018 em parceria com a Temporada Dell Arte de Dança. “Óyeme com los Ojos” é inspirado no poema “Sentimientos del ausente”, escrito pela freira e grande poeta mexicana Juana Inés de La Cruz, que conta a vida e as inquietudes de uma mulher que tinha a vocação da dança no distante século 17. Acompanhada por seis músicos, a coreógrafa e dançarina Maria Pagés desenvolveu uma peça que é um compêndio de palavra e ritmo, canto e melodia, sapateado e percussão, humor e ironia, com uma protagonista humana e muito familiar. “Óyeme com Los Ojos” foi eleito o melhor espetáculo internacional de dança de 2016 pelo jornal La Vanguardia.

Óyeme com Los Ojos crédito David Ruano
Óyeme com Los Ojos crédito David Ruano

Maria Pagés

Artista amplamente premiada, Pagés começou a carreira com o grande mestre Antonio Gades. Com personalidade singular, desenvolveu uma linguagem própria, poderosa e marcante. Em 1990 fundou sua companhia e desde então tem colaborado com os grandes artistas da dança da nossa época. Entre eles: Mikhail Baryshnikov, Sidi Larbi Cherkaoui, Tamara Rojo, Ángel Corella, Plácido Domingo, José Saramago . Os oito prêmios Giraldillo da Bienal de Arte Flamenco de Sevilha a confirmam como uma das bailarinas e coreógrafas mais importantes de flamenco.