O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) deu início ao processo de entrega dos 250.367 livros arrecadados em Belo Horizonte e Betim através da campanha “O Livro Acolhe, Abriga e Ensina”. As obras literárias, didáticas e religiosas serão entregues à 329 entidades e instituições cadastradas e beneficiarão 151.567 pessoas.

A campanha, cujo recolhimento de doações foi temporariamente paralisado no dia 31 de março, incluiu, entre as beneficiadas, 54 escolas rurais de Minas Gerais. A inclusão dessas escolas foi assegurada pela generosidade da população de Belo Horizonte, além do envolvimento de instituições e entidades como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Unopar, Faculdade Pitágoras, Faculdade Promove, Fundação Torino e Fundação Itaú.

Na capital, a campanha contou com o apoio do sistema de transporte coletivo urbano para a coleta dos livros doados pela população através dos 3 mil ônibus em circulação, das estações do sistema BRT Move e BHBus, das garagens das empresas e da sede do SetraBH.

“Por que não utilizar desta máquina para incentivar o hábito da leitura e contribuir para a formação do ser humano?”, perguntou o presidente do SetraBH, Joel Jorge Paschoalin, revelando ter sido essa a motivação da entidade para implantar, em dezembro de 2016, a campanha. “O Livro Acolhe, Abriga e Ensina”, já arrecadou desde seu lançamento, em dezembro de 2016, 331.794 livros, segundo a diretora de Comunicação e Marketing do SetraBH, Miriam Cançado.

Na etapa inicial, 249 entidades e instituições, entre elas creches, escolas, faculdades, casas de atenção à terceira idade, bibliotecas municipais e comunitárias e unidades de ressocialização, já haviam sido beneficiadas com repasses de 81.427 obras literárias e didáticas arrecadadas até maio de 2017. As primeiras obras já entregues beneficiaram 53.370 pessoas em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Paraopeba e São Joaquim de Bicas.