Além da segurança, a tradicional revisão pode detectar problemas que possam comprometer o desempenho pleno do automóvel

 

O mês de janeiro está chegando e, com ele, as tão aguardadas férias de verão. É hora de planejar roteiros e despesas para curtir um momento de lazer sem preocupações. Mas para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto da viagem, é importante que seu automóvel esteja em ordem.

De acordo com o especialista e gerente de pós-venda da concessionária Banzai Honda, Rogério Pedrosa, fazer o check-up antes de uma viagem não só evita imprevistos, como ainda pode ajudar na economia de combustível e melhorar o desempenho do veículo. “Existe uma lista de itens importantes a serem checados antes de cair na estrada, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica. A revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro”, explica.

Desgaste, calibragem, balanceamento e alinhamento dos pneus, luzes do farol e dos freios, além de níveis de água do radiador e dos limpadores, podem ser conferidos pelo próprio motorista. Mas, é importante ressaltar que mesmo que todos os procedimentos feitos no veículo estejam em dia, é importante levar o carro até uma oficina mecânica. As rodovias, diferentes das cidades, exigem mais performance e equilíbrio do veículo, já que há a necessidade de manter uma velocidade maior por mais tempo, além de possuírem trechos mal conservados, que podem danificar a suspensão.

“Verifique principalmente os fluidos do carro, nível do óleo, filtro de ar, os freios, suspensão e a parte elétrica. A calibragem também é importante para o equilíbrio do carro e até mesmo para contribuir com a economia de combustível, além de essencial para garantir a boa performance dos pneus”, destaca Pedrosa.

Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. “Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. O carro é um sistema que funciona em conjunto, e o mau funcionamento de circuitos elétricos ou mecânicos podem prejudicar o desempenho do veículo”, alerta o especialista.

Para ter uma viagem tranquila e segura, o ideal é ter no veículo os itens básicos de segurança, como o macaco, triângulo e a chave de roda – todos funcionando perfeitamente. “Por serem usados apenas em uma emergência, é comum que eles fiquem esquecidos, por isso verifique antes de sair de casa como está a situação dessas peças. Os cintos de segurança também devem ser testados, principalmente os traseiros – que costumam ser pouco usados no dia a dia, já que nem sempre há passageiros no banco de trás”.

Além da manutenção preventiva, a prudência ao volante também é importante, lembra Pedrosa. “Em época de férias, as estradas estão mais cheias e com motoristas que não possuem tanta experiência com o tráfego intenso. A direção cuidadosa e paciente evita surpresas e acidentes, e torna as férias muito mais prazerosa”, conclui o especialista.