Ação do Iepha-MG em parceria com os municípios cria roteiro de visitação durante o período natalino 

O Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais vai exibir, durante o período natalino, 295 montagens de 131 cidades mineiras. Esta é a segunda edição desta ação do Iepha-MG em parceria com os municípios, que além de expor seus presépios residenciais ou comunitários, criam um roteiro de visitação no estado e pontuam no ICMS Patrimônio Cultural.  As cidades se cadastraram por meio do site do Iepha-MG, que disponibiliza um guiaonline com endereços e horários para visitação.

Os destaques deste ano foram os municípios de  Medina, no Vale do Jequitinhonha, com 44 presépios;  Santa Luzia e Guapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com 19 montagens cada;  Piranguçu, no Sudoeste Mineiro, com 15; e Rio Vermelho, também na RMBH, com 14 montagens. A articulação da iniciativas fortalece a política do Governo de Minas Gerais de difusão e promoção do patrimônio protegido pelo Iepha-MG

A presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, reitera que esta é uma forma de promover e salvaguardar o patrimônio cultural de Minas Gerais e as tradições coletivas tanto da capital quanto das cidades do interior. “A iniciativa procura fortalecer os laços de parceria entre o patrimônio cultural, os municípios e o governo do Estado de Minas Gerais por meio do Iepha-MG”, atesta.   

Circuito de Presépios e Lapinhas faz parte de uma ação de salvaguarda das Folias de Reis que, neste ano, foram reconhecidas como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado.  No ano passado, foram castrados 250 presépios residenciais e comunitários, montados em 150 cidades.

Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará.