Em dezembro, milhares alunos de escolas estaduais da capital e interior receberão prêmios pelo desempenho na interpretação dos livros que leram durante o semestre; professores do projeto serão presenteados pelo Minas Shopping

 

De 1º a 15 de dezembro, o Instituto Gil Nogueira (IGN) vai premiar alunos e professores de 22 escolas da rede pública de Belo Horizonte e interior, participantes do projeto “Ler é Viver”. Haverá uma confraternização em todas as escolas que fazem parte do projeto. Os professores serão presenteados pelo Minas Shopping, um dos parceiros do Instituto.

 

O projeto “Ler é Viver” tem o intuito de difundir a literatura entre alunos da rede pública de Belo Horizonte e algumas cidades do interior mineiro. No início de cada semestre letivo, cada sala de aula das escolas participantes recebe uma caixa contendo 50 livros de literatura infantil, que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os livros, a partir de incentivos, como as oficinas semanais de “contação de histórias” e uma premiação semestral que contempla alunos com melhor desempenho na interpretação dos livros lidos, mensurado por meio de uma avaliação pedagógica. Os professores também são premiados, todo semestre, a partir do alcance de média de 20 livros lidos e interpretados por sala.

 

Para tornar a entrega dos prêmios ainda mais especial, o IGN promove festas com atrações culturais nas escolas para entrega de prêmios aos alunos e professores. Durante a confraternização, há apresentação de peças teatrais para todos os alunos das escolas participantes do projeto. “A premiação é a hora mais esperada pelas crianças do projeto, pois é o reconhecimento do esforço dispensado por elas durante todo o semestre”, destaca Patrícia Nogueira, presidente do Instituto Gil Nogueira.

 

As crianças são avaliadas por meio de provas orais para os alunos do 1º e 2º anos e escritas para os do 3º ao 5º anos do ensino fundamental. As provas são desenvolvidas individualmente, de acordo com os títulos dos livros que foram lidos por cada aluno.

 

Depois da realização das provas nas escolas, o IGN faz a correção e seleciona os premiados entre as categorias bronze, prata e ouro e as crianças ganham prêmio de acordo com sua classificação. Além disso, os professores também são avaliados de acordo com o desempenho de suas turmas e, a partir deste ano, recebem presentes do Minas Shopping.

 

“A responsabilidade social sempre foi um dos pilares do Minas Shopping. Acreditamos que a leitura pode transformar nossa sociedade e incentivá-la entre os estudantes é fundamental para a construção de um Brasil com mais oportunidades para todos. Por isso, apoiamos esse projeto tão importante para estimular o crescimento intelectual de nossas crianças, que são o futuro do país”, afirma o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.

 

Ao final do evento, os alunos de maior destaque, ou seja, aqueles que acertaram duas das três ou mais questões de cada um dos 50 livros disponibilizados para leitura e interpretação durante o semestre, recebem uma medalha de campeão de leitura por mérito de seu esforço.

 

O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Foi constituída, em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 50 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 11 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 50 escolas.

 

O objetivo do projeto é aproximar os livros das crianças e tudo o que vem junto com eles como conhecimento, cultura, informação e o despertar da curiosidade, pois quanto mais as pessoas leem, mais querem saber. O intuito é proporcionar mais educação, cultura e literatura às pessoas, pois os idealizadores do projeto acreditam que é com isso que o Brasil vai melhorar.