Programação deste sábado, 25 de novembro, contará também com performance, debate sobre o prêmios literários, lançamento de livros, e show músico mineiro Pedro Moraes, entre outras atrações

 

Em seu penúltimo dia, neste sábado, 25 de novembro, o Fórum das Letras prossegue com uma programação intensa e diversificada que vai conquistar o público com debates, bate-papos, sarau, intervenção urbana e show. O evento, um dos mais importantes do país especialmente voltado para a literatura, segue até 26 de novembro, norteado pelo tema “Sentimento do Mundo”, uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.forumdasletras.com.br.

 

Às 10h30, o Anexo do Museu da Inconfidência, recebe mais uma sessão do Ciclo Cielo de Jornalismo e Literatura. As jornalistas Daniela Arbex e Fabiana Moraes participam do debate “Letras dos testemunhos”, com mediação da professora da UFOP Marta Maia. A partir das 11 horas, na Praça Tiradentes, o público poderá acompanhar a intervenção urbana Ação Cadeiras com o Grupo Obscena, realizado pelo Sesc com o Fórum das Letras.

 

Às 14 horas, a Igreja Nossa Senhora do Rosário será palco da performance “Missa do Envio”, com Chuva de Poesia, leitura dramática de poemas de Simone Andrade Neves por Carlos Versiani e música de Chiquinho de Assis.

 

Um dos momentos mais aguardados do dia acontece às 15 horas, no Cine Vila Rica. Denise Schittine, Branca e Paula e Angela Leite Xavier participam do debate “Literatura em Cena – “A escrita, a mulher e o sagrado”, com mediação de Cristina Agostinho.

 

Às 16h30, o Anexo do Museu da Inconfidência recebe mais uma sessão do Espaço CBL, com o debate Prêmios Literários. Participam da discussão, mediada pela jornalista e produtora cultural Karina de Pino, Fred Girauta (Prêmio Sesc de Literatura), Antonio Carlos Sartini (Prêmio São Paulo), Suzana Vargas (Estação das Letras) e Inès Casañas Carmona (Casa de Las Américas – Cuba).

 

A partir das 17 horas, no Cine Vila Rica, o #dasletras recebe o debate “Guardanapos digitais – A força da caligrafia nas redes sociais”, com o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar, com mediação da produtora cultural Ray Ribeiro.

 

O público poderá acompanhar às 18 horas, no Anexo Museu da Inconfidência, o debate “Torquato Neto – 45 anos da morte – Poesia em transe entre a tropicália e a contracultura”. Participam da discussão o poeta e jornalista Carlos Ávila e o professor, editor da UFRJ, poeta e escritor. Italo Moriconi. A mediação é de Suzana Vargas.

 

O Cine Vila Rica será palco, a partir das 19 horas, do debate “Arte da Palavra: A resistência da poesia” com Ana Elisa Ribeiro, Renato Negrão e mediação de Mônica Aquino”. Promovida em parceria pelo Sesc e Fórum das Letras, a discussão terá a intervenção de abertura de Ítalo Laureano, a participação especial de Nicolas Behr.

 

Para encerrar a noite em grande estilo, o Sesc e o Fórum das Letras recebem Pedro Moraes que apresenta o show “Poema Noturno”, às 20h30, no Cine Vila Rica.

 

FÓRUM DAS LETRINHAS

O Fórum das Letrinhas promoverá, neste sábado, duas atividades. De 9 às 12 horas, na Casa de Gonzaga, a Vivência da Palavra entre crianças e adultos – “Te dou minha palavra, você me dá a sua?”, com Leila Garcia (São Paulo/SP). A ação pretende desenvolver a oralidade de cada participante, brincando com o corpo e com as palavras, na sua conexão orgânica fazendo com que cada um consiga articular sua voz, seus gestos, suas emoções e com isso construir e compartilhar a sua própria narrativa. As experiências individuais se alargam e transformam a roda num processo lúdico e criativo.

 

E às 15h00, também na Casa de Gonzaga, o Sarau das Letrinhas: Intervenção Drummondiana – Homenagem a Carlos Drummond de Andrade. A narradora Leila Garcia convida o público para interagir com o Livro em Teatro: Zola e Ana Raio (Rona Editora) e O mundo das pessoas coloridas (Mazza Edições).

 

EXPOSIÇÕES

Em 2017, o Fórum das Letras a programação do Fórum das Letras conta também três exposições, duas delas especialmente elaboradas para homenagear o poeta itabirano. Promovida por meio de parceria cultural com o Sesc, a exposição “Drummond no calçadão” leva para Ouro Preto uma réplica da famosa estátua do poeta localizada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. O público poderá conferir ainda outras peças importantes, como cartas trocadas com outros escritores, vídeos, curtas, projeções e poemas. A exposição poderá ser visitada até 26 de novembro, das 10 às 20 horas, no Anexo do Museu da Inconfidência.

 

Já a mostra “Drummond – Alquimia Poética”, com curadoria de Lucineia Bicalho, apresenta uma faceta menos conhecida do itabirano, focando no período quem Drummond frequentou o curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estarão expostas diversas peças, com o objetivo de aproximar o visitante do tempo e espaço de realização de suas práticas estudantis, produção e história de vida, quando pensava em se tornar farmacêutico. A exposição poderá ser vista até 25 de novembro, das 10 às 17 horas, na Casa dos Contos (Rua São José, 12, Centro).

 

“Igrejas de Ouro Preto”, com poema de Arnaldo Rocha Filho, apresenta fotografias de Eduardo Tropia e curadoria de Guilherme Horta. A mostra ficará aberta até 10 de dezembro, das 09 às 19 horas, na galeria Sesi Ouro Preto/Fiemg (Praça Tiradentes, 04 – Centro, Ouro Preto – Piso Cláudio Manuel). A exposição apresenta um jogo de poesias e fotografias de dois artistas que têm a cidade mineira como principal inspiração para os seus trabalhos.

 

FORUM DAS LETRAS 2017 – PROGRAMAÇÃO 25 DE NOVEMBRO

 

9 às 12 horas – Fórum das Letrinhas – Vivência da Palavra entre crianças e adultos – “Te dou minha palavra, você me dá a sua?”, com Leila Garcia, (São Paulo/SP)

Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 (Rua do Ouvidor), Centro

 

10h30 – Ciclo Cielo de Jornalismo e Literatura – Debate Letras dos testemunhos

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

 

11 horas – Sesc no Fórum das Letras | Intervenção urbana com o Grupo Obscena: Ação Cadeiras

Local: Praça Tiradentes

 

14h00 – Performance Missa do Envio

Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

 

15h00 – Debate Literatura em Cena | “A escrita, a mulher e o sagrado”

Local: Cine Vila Rica

 

15h00 às 18h00 – Fórum das Letrinhas – Sarau das Letrinhas: Intervenção Drummondiana – Homenagem a Carlos Drummond de Andrade [+]

Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 (Rua do Ouvidor), Centro

 

16h30 – Espaço CBL – Debate Prêmios Literários

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

Categoria:

 

17h00 – Debate Guardanapos digitais – A força da caligrafia nas redes sociais

Local: Cine Vila Rica

 

18h00 – Debate Torquato Neto – 45 anos da morte | Poesia em transe entre a tropicália e a contracultura

Local: Anexo Museu da Inconfidência

 

18h00 – Atividade paralela – Bazar do tempo

Local: Bazar do Tempo

 

19h00 – Sesc no Fórum das Letras | Debate Arte da Palavra: A resistência da poesia [+]

Local: Cine Vila Rica

 

20h30 – Sesc no Fórum das Letras | Show “Poema Noturno” [+]

Local: Cine Vila Rica

Categoria: Show

 

REALIZAÇÃO

O Fórum das Letras é realizado pelo Ministério da Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP) e Secretaria de Estado de Cultura | Fundação de Arte de Ouro Preto, com patrocínio da Vale, Gasmig e Cielo e parceria cultural do Sesc.