Maristela Bretas

Um é viúvo, aposentado, inconformado com a morte da esposa e que se isolou do mundo há dois anos. O outro, um jovem sem perspectiva que tenta ser escritor. No meio desta dupla, uma linda jovem, também sozinha, descoberta pelo primeiro num site de relacionamento da internet. O que poderia dar errado? Tudo. A começar pela quantidade de mentiras envolvendo todos eles, cada um com seu motivo. É nesta troca de mensagens e perfis falsos que se desenrola a simpática comédia romântica francesa “Um Perfil Para Dois” (“Un Profil Pour Deux”), dirigida e roteirizada por Stéphane Robelin. Belas locações, ótima interpretação de Pierre Richard como o viúvo Pierre, e de Fanny Valette, no papel de Flora.

165865.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

A trilha sonora não é marcante, mas proporciona alguns momentos especiais, principalmente as cenas de Pierre, com sua forma de amar à moda antiga, “do tipo que ainda manda flores”. E como ele trata com carinho e filmes antigos as lembranças de seu grande amor do passado. Ao mesmo tempo, sofre com a solidão da velhice e o abandono da família, exceto da filha Sylvie (Stéphane Bissot, muito engraçada no papel), que tenta controlá-lo. Já Yaniss Lespert, que faz Alex, está médio pra morto, sem sal e sem gás, nem parece um homem apaixonado. Até Stéphanie Crayencour, que faz Juliette, uma de suas namoradas e neta de Pierre, tem interpretação melhor. Mas não chega a comprometer a comédia.

„#Flora 63“

Na história, Pierre, após passar dois anos em isolamento, é convencido pela filha a contratar um professor para lhe ensinar como navegar na internet. Sylvie sugere Alex, namorado frustrado de sua filha que Pierre detesta mas não conhece. Os dois se entendem e após o viúvo aprender a arte da navegação, entra num site de relacionamento e usa a foto de Alex em seu perfil. E é por essa foto, o perfil romântico e solitário e o dom da palavra de Pierre que Flora se apaixona. Agora, Alex terá de se passar pelo aluno para conhecer pessoalmente a jovem.

„#Flora 63“

Um filme feito para distrair, bem conduzido, divertido e simpático que aborda, mesmo aprofundando pouco a questão da velhice (talvez pelo gênero escolhido). “Um Perfil Para Dois” também não é monótono ou cheio de mensagens de autoajuda e coisas do tipo. Vale a pena ser conferido.

Ficha técnica:
Direção e roteiro: Stéphane Robelin
Produção: Detailfilm / Panache Productions
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h41
Gêneros: Comédia / Romance
Países: França / Alemanha / Bélgica
Classificação: 12 anos
Nota: 3 (0 a 5)