Minas Shopping assinou contrato de apoio à ONG e vai premiar professores participantes do projeto “Ler é Viver” com vale-compras; Grupo Interface também é um dos novos apoiadores do Instituto

O Instituto Gil Nogueira (IGN), que mantém há 11 anos o projeto “Ler é Viver” para difundir a literatura entre alunos da rede pública de Belo Horizonte e algumas cidades do interior mineiro, ampliou, neste mês, o quadro de empresas parceiras da ONG. O Minas Shopping, um dos novos apoiadores, definiu que todas as suas ações de responsabilidade social passam, a partir de agora, a ser focadas no instituto. A primeira ação solidária será a premiação semestral de 100 professores do projeto com vale-compras.

Além disso, será implantado um projeto para contação de histórias e um ponto de coleta de livros permanente no Minas Shopping. Outra ação é a divulgação do projeto “Ler é Viver” na home do site, no aplicativo MEU MINAS, post no Facebook (facebook.com/minasshopping) e envio de newsletter sobre o projeto. O Minas Shopping também vai aplicar a marca do projeto “Ler é Viver” em todas as peças de divulgação que envolverem sessões de autógrafos e outros eventos ligados a literatura.

No início dos semestres letivos, cada sala de aula das escolas participantes recebe do IGN uma caixa contendo 50 livros de literatura infantil, que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os livros, a partir de incentivos, como as oficinas semanais de “contação de histórias” e uma premiação semestral que contempla alunos com melhor desempenho na interpretação dos livros lidos, mensurado por meio de uma avaliação pedagógica. Os professores também são premiados, todo semestre, a partir do alcance de média de 20 livros lidos e interpretados por sala. Assim, nos meses de junho e novembro, festas com atração cultural são promovidas nas escolas para entrega dos prêmios.

“A responsabilidade social sempre foi um dos pilares do Minas Shopping. Acreditamos que a leitura pode transformar nossa sociedade e incentivá-la entre os estudantes é fundamental para a construção de um Brasil com mais oportunidades para todos. Por isso, decidimos ser parceiros desse projeto tão importante para estimular o crescimento intelectual de nossas crianças, que são o futuro do país”, afirma o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.
Outro novo parceiro do Instituto Gil Nogueira é o Grupo Interface, que possui 24 anos de experiência no mercado de comunicação empresarial. O objetivo, segundo o diretor-presidente da Interface, José Renato Lara, é envolver os profissionais do grupo no universo da leitura e fomentar a responsabilidade social. Uma das ações realizadas pela Interface será divulgar o Instituto Gil Nogueira nas redes sociais para disseminar o projeto entre o público da empresa. “Acreditamos que incentivar o hábito da leitura pode auxiliar na formação do cidadão. Sendo assim, participar de um projeto importante como esse é fundamental para que possamos contribuir para o desenvolvimento dos estudantes”, declara.

As demais empresas parceiras do Instituto Gil Nogueira são Gerdau, Hermes Pardini, JAM, Milplan Engenharia, MIP Engenharia e Automax, entre outras.

Sobre o Instituto Gil Nogueira

O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Foi constituída, em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 50 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 11 anos, cerca de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 50 escolas.