Uma faixa com os dizeres “Não queremos carretas na MG-030. Queremos preservar nossas vidas!”, elaborada pelos alunos, será erguida na passarela em frente ao colégio

 

A Semana Nacional do Trânsito acontece todos os anos no período de 18 a 25 de setembro. Na unidade de Nova Lima do Colégio Santo Agostinho, 2367 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão realizando um abaixo assinado, que será entregue ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), solicitando a proibição do tráfego de carretas na Rodovia MG-30. Até mesmo os alunos do Infantil farão um abaixo-assinado em forma de desenhos. Inseguros com as condições de tráfego na estrada que liga Nova Lima a Belo Horizonte, os alunos do 5º ano do turno da tarde elaboraram um texto para ser encaminhado com o abaixo assinado e querem entregar o documento pessoalmente ao representante do DEER-MG.

 

Além disso, uma faixa com os dizeres “Não queremos carretas na MG-030. Queremos preservar nossas vidas!”, que está sendo elaborada pelos alunos do 9º ano, será erguida na passarela localizada em frente ao colégio na quarta-feira, dia 20/09, às 13h20,como forma de protesto.

 

Segundo a diretora do colégio Lorena Macedo, a Semana Nacional é um momento dos estudantes refletirem sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e uma oportunidade de cobrar medidas que garantam mais segurança ao tráfego de veículos e pedestres na MG-030, próximo à escola. “Quando o assunto é segurança, somos incansáveis. A rodovia tem um traçado sinuoso, com descidas e subidas, e o movimento de carretas potencializa os riscos de acidentes. Essa é uma luta antiga. Em 2015, fizemos um abaixo – assinado alertando para o desligamento dos radares, que era frequente, e também para o perigo das carretas carregadas de minério. No ano passado, a justiça determinou a suspensão do transporte de minério de ferro feito pelas empresas de mineração do entorno, mas elas descumprem a lei”, explica Lorena.

 

Outras ações

 

O tema escolhido para a campanha deste ano “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, visa conscientizar o cidadão sobre a sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e a participação de todos para alcançar a segurança viária. Por isso, o colégio preparou uma série de atividades com os alunos, de 18 a 22 de setembro.

 

Os alunos do 4º e 5º ano farão uma corrente com elos de papel, com dizeres de valorização a vida e respeito ao trânsito, que ficará exposta no colégio. O 4º ano do turno da manhã fará placas de trânsito, como se fossem para-choques de caminhão, com dizeres sobre segurança no trânsito. Eles irão percorrer o colégio no horário de entrada e saída para chamar a atenção dos pais e outros alunos. O 4º ano do turno da tarde está preparando panfletos sobre o trânsito seguro que será distribuído ao longo da semana. 

 

Na semana passada, durante os “Jogos da Amizade”, os alunos ergueram uma faixa com os dizeres “Queremos ser amigos para sempre. Não permitam carretas de minério na MG 30”, dando início aos atos que serão realizados durante a Semana Nacional do Trânsito.

 

Sobre o Colégio Santo Agostinho

 

Uma das maiores instituições educacionais do país, o Colégio Santo Agostinho foi fundado em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio atende, atualmente, a cerca de 8 mil alunos nas unidades de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima. A partir de 2018, contará com uma nova unidade no bairro Gutierrez, o Colégio Santo Agostinho – Regina Pacis.