Em diferentes locais do Brasil, ela pode ser chamada de tangerina, poncã, mexerica, bergamota e vários outros nomes. Independentemente do título, seu sabor é unanimidade e os meses de abril a outubro, no Brasil, são marcados pelo seu aroma e o sabor.

E não só de sabor é feita a fama desta fruta. A tangerina é uma verdadeira “mina de ouro” da vitamina C, superando, até mesmo, a laranja e o abacaxi, além de ser rica em vitamina A e sais minerais, como potássio, cálcio e fósforo. Essa combinação faz dela um excelente aliado da saúde contra os sinais da idade.

A combinação da vitamina C, que auxilia na sintetização do colágeno, com a presença de antioxidantes naturais, garante uma ótima opção para manter a pele jovem e saudável, diminuindo o impacto de rugas, cicatrizes e outros sinais do tempo. A fruta também ajuda a manter a saúde dos cabelos, dentes e gengivas, tanto pela ingestão direta da sua poupa quanto pela aplicação do sumo em máscaras e cremes diretamente nos cabelos ou na pele.

A tangerina ajuda no equilíbrio do organismo e na composição do sistema imunológico, como explica a nutricionista do Verdemar, Aline Penedo. “Amamos a tangerina porque, além de seu sabor único e que agrada a todos, ela é uma fruta cítrica riquíssima em vitamina C, e, por isso, um de seus maiores benefícios é manter a imunidade do corpo, prevenindo gripes e resfriados. Além disso, essa vitamina também é considerada um potente antioxidante, que atua na proteção celular e previne seu envelhecimento. Por possuir minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, a tangerina beneficia o coração e a contração muscular. É uma fruta rica em água e fibras, contribuindo para o melhor funcionamento intestinal e no controle de peso, por dar a sensação de saciedade. Por fim, é também uma ótima fonte de energia!”

Por tudo isso, Aline sugere o consumo o suco de tangerina antes de atividade física – fonte de energia rápida, minerais essenciais e hidratante natural! Segundo ela, 100 g da fruta in natura possui cerca de 58 kcal.

Na gastronomia, a tangerina vai bem em receitas doces, como geleias, bolos e mousses, e também é uma ótima opção para pratos salgados. O molho de tangerina, por exemplo, mistura o aspecto ácido da fruta com um sabor agridoce e é uma opção semelhante ao molho barbecue, acompanhando muito bem saladas e carnes de porco, frango ou peixe branco.

Experimente bater alguns gomos de tangerina, uma folha de couve, um pequeno pedaço de batata bacon, lascas de gengibre e um pouco de água pela manhã! É uma opção para o café da manhã, que garante um pool de vitaminas, fibras e minerais antioxidantes para o seu dia.

Dica de sobremesa: faça uma calda de chocolate amargo – derreta um pouco de chocolate 75% AMMA e mergulhe a ponta da tangerina, deixe na geladeira por alguns minutos e sirva com uma bola de sorvete de tangerina com gengibre Verdemar.

Até as cascas da fruta podem compor o cardápio, sejam cristalizadas em açúcar, raspas para coberturas de doces ou mesmo como ingredientes de massas para bolo ou biscoitos.

Em Belo Horizonte, os supermercados da rede Verdemar já trouxeram de volta sua tradicional Temporada de Tangerina e estão oferecendo o delicioso suco natural, sem adição de açúcar, bem como os picolés com zero lactose e o sorvete com um toque de gengibre, ideal para refrescar o paladar. A seção de hortifrúti também já está abastecida com frutas frescas e selecionadas, ideais para serem consumidas diretamente ou usadas nas mais variadas receitas