O Instituto Cervantes de Belo Horizonte – órgão oficial do governo da Espanha, referência no ensino do espanhol e disseminador da cultura hispânica- renovou sua parceria com o tradicional Colégio Metodista Izabela Hendrix. Pela parceria, o Cervantes oferece o idioma com a plataforma AVE (Aula Virtual de Espanhol) Global aos alunos do 6º ao 9º ano.

A renovação da parceria foi assinada no último dia 25 de maio, pela diretora do Izabela Hendrix Márcia Nogueira, pelos representantes do Instituto Cervantes, o diretor Luis Javier Ruiz Sierra e o chefe de estudos Ivan Velazquez. O convênio prevê além do ensino do espanhol pela plataforma digital outras ações entre as instituições como palestras e oficinas que envolvam aspectos culturais da América Latina.

“Essa é uma parceria que vem desde 2013 e tem dado muito certo. Estamos muito felizes em aproximar o espanhol dos alunos. Uma das missões do Cervantes é disseminar o espanhol e a cultura hispânica”, comenta Luis Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte.

Espanhol pelo mundo

A língua espanhola está presente por toda a América do Sul, Central, e também na Espanha. É ainda ensinada nos Estados Unidos, local em que várias palavras sofreram adaptação do espanhol. Pelo mundo mais de 500 milhões de pessoas comunicam-se pelo espanhol, fato que torna a necessidade de aprendizado e domínio da língua hispânica algo crucial na busca pelo crescimento e desenvolvimento na carreira profissional.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de estudantes em espanhol como língua estrangeira. Se calcula que depois do inglês, o espanhol disputa com o francês e com o mandarim o segundo posto na classificação de idiomas mais estudados com um total de 21 milhṍes de estudantes repartidos entre 106 países daqueles que não têm o espanhol como língua oficial. Estimativas do governo Espanhol apontam que em uma década mais de 30 milhões de pessoas falarão o espanhol como segunda língua.