Pela primeira vez, Android supera Windows como principal sistema em dispositivos conectados à internet. Entre computadores, Microsoft continua dominante
Os dados são da consultoria de internet StatCounter. De acordo com a empresa, em março, 37,93% dos dispositivos conectados à internet usavam Android. Aqueles que usavam alguma versão do Windows foram responsáveis por 37,91% dos acessos. Vale ressaltar que a StatCounter leva em consideração acesso por desktop, notebooks, tablets e smartphones.
O marco é um reflexo das mudanças na tecnologia que aconteceram na última década. O PC vem perdendo espaço, enquanto que dispositivos móveis (como tablets e smartphones) ganham relevância. Parecia questão de tempo até que essa virada acontecesse.
“Este é um marco na história da tecnologia e o fim de uma era”, diz em comunicado Aodhan Cullen, CEO da StatCounter. Essa virada de uso se faz ainda mais importante por conta da rapidez na virada. Há cinco anos, o Android era responsável por apenas 2,4% dos acessos globais à internet.
Dados regionais mostram a discrepância entre as características de uso de cada lugar. Na América do Norte, por exemplo, o Android (com 21,2% de acessos) ainda perde do Windows (com 39,5%) e do iOS (com 25,7%). De acordo com a StatCounter, a Europa mostra um cenário similar, com Windows liderando (com 51,7%), mas seguido pela plataforma do Google, com 23,6%.
O cenário muda bastante na Ásia. Por lá, o Android é líder isolado, com 52,2% dos acessos à internet. O Windows leva apenas 29,2% dos acessos.
Windows domina computadores
Se no acesso entre diversos dispositivos a Microsoft perde fôlego, a empresa e seu Windows ainda são dominantes entre computadores e notebooks.
O Windows ainda é o sistema mais usado dentro desse recorte, com 84,34% dos acessos. A folga é grande em comparação ao MacOS, sistema que vem embarcado em notebooks e computadores da Apple, que tem 11,68% do market share.