Conceito pode acelerar operações aeroportuárias e elimina a dificuldade de pousos com vento cruzado

 

A falta de capacidade de receber mais aeronaves em menos tempo nos aeroportos é uma das principais restrições ao crescimento do transporte aéreo. Entre um pouso ou uma decolagem, formam-se filas de aviões em solo e no ar, cada um esperando sua vez para apontar na pista e decolar, ou então realizar a aproximação para aterragem. No entanto, como propõe o Laboratório Nacional Aeroespacial da Holanda(NLR), essa questão pode ser

A “Endless Runway” (Pista sem Fim) é um conceito de aeroporto radical e inovador. Segundo os idealizadores do projeto, a pista circular tem potencial para acelerar as atividades de um terminal aéreo, permitindo o pouso e decolagem de até três aeronaves simultaneamente na mesma pista. Além disso, segundo a NLR, ao agilizar as operações o nível de ruído e emissões também são reduzidos.

the-endless-runway_02-960x640

Mas a principal característica da pista circular, como destaca seus projetistas, é a possibilidade de uma aeronave sempre pousar e decolar na condição ideal com vento de frente, evitando assim o vento cruzado (crosswind), situação que exige muita perícia dos pilotos. Seja qual for sua força e direção, a Endless Runway se torna totalmente independente do vento, uma vez que as operações podem ser realizadas a partir de qualquer ponto da pista.

A NLR ainda afirma que uma pista circular com diâmetro de 3 km é suficientemente grande para garantir espaço para a toda infra-estrutura aeroportuária no interior do círculo. Isso torna o aeroporto mais compacto, seja ele regional ou internacional.

 

Outro detalhe é a pista inclinada, o que permite o efeito de “reta infinita”. Apesar disso, os projetistas, que já testam a ideia em simuladores de voo, afirmam que as operações da Endless Runway seriam tão seguras quanto em pistas convencionais, levando em consideração o alto nível de automação das aeronaves nos procedimentos de pouso e decolagem.

Fonte airway.uol.com.br