Evento gratuito “Cidade Modelo” será promovido, no dia 6 de novembro, por alunos do UniBH e contará com cerca de 20 estandes
Já pensou em quantos impostos o município arrecada diariamente e para onde são destinados esses recursos? Sabe qual o papel de cada um dos órgãos públicos e a função das organizações privadas que integram a cidade? É para apresentar ao público a dinâmica da gestão de uma metrópole que o Shopping Minascasa recebe, no dia 6 de novembro, a feira “Cidade Modelo”, promovida pelo UniBH. Com cerca de 20 estandes, o evento gratuito será realizado, das 19h30 às 21h30, em uma loja no shopping.
Durante o evento, os visitantes receberão uma moeda fictícia, com a qual poderão fazer diversas transações nos órgãos do “município-modelo”. “Ao entrarem na feira, as pessoas recebem o dinheiro e podem interagir com a prefeitura, com o banco e com a Câmara Municipal. Ao passar pelos estandes, eles entenderão como essas instituições funcionam e participarão do pagamento de tributos e de taxas aos bancos, além de fazer transações comerciais”, adianta o coordenador dos cursos de Gestão do UniBH, Saulo Donnard.
Entre as parcerias estabelecidas para a realização do evento estão o Santander, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, que atuarão na assessoria aos estudantes. “As cédulas distribuídas imitam as notas de real e vamos comercializar biscoito e bala em uma loja. Também teremos a simulação de uma indústria, que trabalhará com água”, conta Donnard. “Para nós, do UniBH, essa é uma ótima oportunidade de gerar visibilidade para os nossos cursos e para o campus da avenida Cristiano Machado. É muito positiva essa aproximação com a comunidade”, complementa.
A “Cidade Modelo” integra os trabalhos desenvolvidos pelos bacharelados de administração e ciências contábeis, além dos cursos tecnólogos de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, processos gerenciais e segurança pública. “Ao todo, estão envolvidos diretamente entre 100 e 120 alunos e professores do UniBH. Essa é uma boa oportunidade de os estudantes terem a experiência de apresentar uma feira e estar em contato com o público. Além disso, eles poderão entender a complexidade gerencial de uma cidade”, argumenta Saulo Donnard.
De acordo com a analista de Marketing do Shopping Minascasa, Kamila Pires, o evento trará fluxo para os lojistas, além de fomentar a discussão de temas relevantes para a sociedade. “Estamos abrindo espaço para toda a comunidade e reforçamos a importância de apoiar os estudantes em ideias inovadoras”, declara.
Sobre o Shopping Minascasa
O Shopping Minascasa, inaugurado em 1994, foi o primeiro shopping temático criado em Belo Horizonte no mercado de móveis, decoração e design. Considerado referência no setor em Minas Gerais, possui um mix de lojas diversificado e conta com os principais varejistas de decoração do Estado. O mall se transformou em um verdadeiro complexo depois de receber em suas dependências o hotel Ramada Encore Minascasa, academia de ginástica e o Condomínio Residencial Jardins.