Neste momento de isolamento social e sem reserva financeira para atravessar o período de desaceleração da economia, muitas pequenas e médias empresas estão tendo que buscar alternativas para não correr o risco de quebrar. Recorrer à orientação e conhecimento de quem entende do assunto é um desses caminhos.
A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de apoio aos empreendedores, está disponibilizando acesso gratuito a conteúdos exclusivos, desenvolvidos a partir da experiência e aprendizado da rede global da organização – que conta com grandes nomes do ecossistema empreendedor -, para guiar as scale-ups em seus principais desafios nesse momento e ajudá-las a encontrarem soluções e transformarem seus negócios.
Os temas variam desde criação e adaptação de produtos e serviços, acesso a crédito, impacto financeiro até legislação trabalhista e dicas de grandes empreendedores, como Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn
Principais conteúdos
Os empreendedores interessados podem acessar os conteúdos no próprio site da organização. Confira a seguir alguns dos principais temas e materiais disponíveis:
Liderança na crise
Liderando a crise com Reid Hoffman: Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, chairman do Endeavor Catalyst e mentor da Endeavor Global, dá seus insights a respeito do atual momento.
Crédito
Como se preparar para fazer empréstimos de curto prazo
Acesso a Capital para Scale-ups: os efeitos do Covid-19
Impacto Financeiro
Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas: insights de Paulo Veras, investidor anjo e cofundandor da 99
Turnaround e reestruturação financeira em momentos de crise
Venture Capital
Impactos da crise no cenário de Venture Capital
Guia de sobrevivência para SaaS B2B: o empreendedor e Mentor Endeavor Geraldo Melzer, sócio da ABSeed, dá seus insights sobre o assunto.
Legislação trabalhista/flexibilização
Flexibilização das relações trabalhistas: entenda as MPs 927/2020 e 936/2020
: material preparado com base nos aprendizados de José Carlos Wahle, Mentor Endeavor da Veirano Advogados.
Varejo
Guia de gestão de caixa na crise para o Varejo: principais insighs sobre o tema obtidos em uma mentoria coletiva realizada em abril para lojistas e varejistas da rede Endeavor e da brMalls, com Donato Ramos, Mentor Endeavor da Imaginarium, Gustavo Brigagão, advogado especialista do BDE e Derek Tang, diretor de finanças corporativas da brMalls.
Como as scale-ups de varejo podem navegar pela crise
Delivery
Como capturar demanda e operar o delivery durante a crise
Produto
Ciclo de vida do produto: existe hora certa pra encerrar a venda de alguns deles: os conselhos e orientações de um dos mentores da rede Endeavor: Pedro Janot, ex-CEO da Azul Linhas Aéreas
Corporações
Como as corporações estão se posicionando durante a crise: um compilado feito pela Endeavor mostra bons exemplos neste cenário.
Trabalho Remoto
Manual de Trabalho Remoto para o Setor Público: conta com exemplos de empresas da redes obre o tema: Dr. Consulta, HiTechnologies, Gesto, Resultados Digitais, Leiturinha, Hotmart, Olist, Ebanx, iFood, entre outras.
Trabalho Remoto: boas práticas para gerir seu time durante o período de isolamento: empreendedores e mentores da rede dão seus insights sobre o assunto: Alessio Alionço e Igor Alves, do Pipefy; Cristian Medeiros, CTO do Olist; Fabio Boucinhas, CEO da Home Agent e Roberta Vasconcellos, CEO da BeerOrCoffee.
Sobre a Endeavor
Organização global sem fins lucrativos com a missão de acelerar empreendedores que aceleram o crescimento do país. No Brasil desde 2000, promove um ambiente de negócios que estimule o crescimento e o impacto dos empreendedores à frente das Scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador.
Nesses 20 anos de trabalho, já ajudou a gerar mais de R$ 9 bilhões em receitas anualmente e mais de 48 mil empregos diretos através do apoio a empreendedores; além de acelerar mais de 600 scale-ups em programas de aceleração. Dessa forma, influencia também o surgimento de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro para todas as empresas, tornando as regras mais transparentes e eficientes com conquistas que levaram o Brasil a ganhar 16 posições no ranking Doing Business 2018.