Ao longo do mês de novembro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal incluiu em sua programação diversas atrações para celebrar o “Mês da Consciência Negra”. E, nesta quinta-feira (29), o músico mineiro Rafael Soares fecha a agenda do Museu com show pelo projeto “Ensaio Aberto”, a partir das 19h30.

Influenciado pelas heranças africanas, pelo samba de partido alto e a fusão de ritmos e matrizes da cultura popular, o artista alia em sua apresentação arranjos e composições que exaltam o povo negro. A resultante dessa mistura traduz-se em uma sonoridade que alia tradição e ancestralidade, conferindo um diferencial estético e artístico marcantes à sua música, além de uma conexão fluida entre suas referências musicais locais e globais.

Rafael Soares começou a carreira em 2010 como cantor e instrumentista nos grupos CoraSamba e Alvorecer. Em 2015, integrou o grupo de cantores das “Baterias Show” Imperatriz e Imperador e da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, conquistando junto à escola o título de campeão do carnaval de BH. Nesse mesmo ano, foi convidado a participar do Grupo Mãos à Obra, no qual permaneceu até 2016. Desde de 2017 segue carreira solo apresentando suas composições em rodas de samba e shows em espaços culturais de Belo Horizonte.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. 

O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, e apresenta uma programação para todas as idades. Entrada franca.

SERVIÇO

Ensaio Aberto: Rafael Soares – MM Gerdau

Data: 29/11 – 19h30

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte