Evento acontece em São Paulo com programação dedicada a palestras e concursos

De 11 a 14 de abril, produtores, especialistas, consumidores e apaixonados por queijos de todo o país se reúnem no 3º Mundial do Queijo do Brasil, que acontece no Teatro B32, em São Paulo (SP). O Centro de Referência do Queijo Artesanal marca presença no evento com a participação do consultor e especialista em queijos artesanais, Elmer de Almeida. Ele será um dos jurados do 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, e no dia 12 de abril, às 14h, ministra a palestra “Queijo artesanal – Patrimônio imaterial: contexto histórico, tendências e perspectivas”, que é parte do Programa Via Láctea.

“O Mundial do Queijo é um evento de extrema importância para o setor, pois envolve toda a cadeia produtiva do queijo do Brasil reunindo técnicos, produtores, queijistas, além de representantes do poder público da área de Cultura e Economia. Há uma supremacia dos queijos artesanais, mas há também diversos produtos lácteos que são produzidos industrialmente que são reconhecidos, apreciados e fazem parte do julgamento. O Mundial é uma vitrine de grande visibilidade para o queijo mineiro”, destacou Elmer. Em sua palestra, Elmer irá resgatar a história do reconhecimento do queijo como patrimônio imaterial, principalmente em Minas Gerais, e o crescimento do modo de fazer o queijo artesanal, como um bem do Brasil. “Outro ponto importante é a grande expectativa para este ano do reconhecimento pela Unesco do modo de fazer o queijo artesanal como Patrimônio da Humanidade”, completou.

A programação conta com quatro concursos: o 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que estima receber 2.000 queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas; o 2º Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil; o 2º Concurso de Melhor Queijista do Brasil e o 2º Concurso de Melhor Fondue do Brasil. Na Praça da Baleia, em frente ao teatro acontecerá uma feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais, com acesso gratuito. Mais de 100 produtores de todo Brasil vão vender seus produtos direto da fazenda.

Mais informações sobre a programação e inscrição para palestras no site: mundialdoqueijodobrasil.com