A unidade móvel MedSesc Oftalmologia disponibilizará consultas e exames para pacientes que aguardam atendimento na lista de espera do SUS

Promovendo a saúde ocular e contribuindo para o bem-estar da comunidade, o MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, estará presente em Bonfim,  na Região Central de Minas Gerais, realizando atendimentos entre os dias 07 de fevereiro e 27 de março. A Unidade Móvel ficará estacionada na Rua Daniel Mendes, nº 34, bairro Cristo Redentor (ao lado da Policlínica Dr. Homero José dos Santos), e a previsão é de que sejam feitos aproximadamente 700 atendimentos durante o período.

Com 11 metros de comprimento, o caminhão conta com uma infraestrutura climatizada e acessibilidade, bem como equipamentos modernos e de alta performance, que permitem a realização de consultas e de cinco tipos de exames oftalmológicos a fim de analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças e prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.

Além disso, uma equipe qualificada presta atendimentos totalmente humanizados e desenvolve ações de educação em saúde, com foco na prevenção e na promoção da saúde ocular.

Agenda e serviços disponíveis

O MedSesc Oftalmologia é uma iniciativa do Sesc em Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonfim, e tem como propósito prestar consultas e exames oftalmológicos no município e reduzir a lista de espera para esses atendimentos na cidade.  

As consultas serão oferecidas, prioritariamente e de forma gratuita, para a população que aguarda em lista de espera do SUS. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e serão disponibilizados os seguintes serviços:

  • Consultas oftalmológicas
  • Exames e procedimentos de tonometria computadorizada (para diagnóstico do glaucoma)
  • Exame de autorrefração computadorizada (para aferição do grau)
  • Exame de refração (para confirmação de grau)
  • Exame de fundo de olho (avaliação da retina)
  • Biomicroscopia (para identificação de catarata e outros processos inflamatórios)

Números

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que entre 60% e 80% dos casos poderiam ter sido evitados ou tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual. Tais dados reforçam a importância da iniciativa desenvolvida pelo MedSesc Oftalmologia na promoção do bem-estar e da saúde ocular dos mineiros.

Sobre o MedSesc Oftalmologia

Desde 2006, a Unidade Móvel itinerante MedSesc Oftalmologia tem desempenhado um papel fundamental na promoção do cuidado com a saúde ocular. Com atendimentos conduzidos por profissionais qualificados, o foco está no diagnóstico e no controle de diversas doenças do aparelho visual. A unidade móvel possui uma infraestrutura moderna, proporcionando atendimentos confortáveis e seguros. Atualmente, o Sesc Minas conta com três unidades do MedSesc Oftalmologia, que percorrem diversas cidades mineiras ao longo do ano.

SERVIÇO

MedSesc Oftalmologia em Bonfim

Quando: 07/02 a 27/03/2024; de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h

Onde: Rua Daniel Mendes, nº 34, bairro Cristo Redentor, Bonfim – Ao lado da Policlínica Dr. Homero José dos Santos.

Para quem: pacientes triados pela Secretaria Municipal de Saúde (conforme lista de espera do SUS)