Ecad aponta como foi arrecadação da capital e do estado mineiro no último ano e faz levantamento musical para os belo-horizontinos

 
Belo Horizonte comemora neste dia 12 de dezembro a sua fundação, que aconteceu no ano de 1897. Para festejar os seus 126 anos, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apresenta nesta terça um levantamento musical com as canções mais tocadas em shows no município nos últimos 10 anos, incluindo as músicas tocadas em eventos juninos e de Carnaval.  

“Não quero dinheiro”, de autoria de Tim Maia, ficou em primeiro lugar no ranking musical belo-horizontino. Na segunda e terceira posições, ficaram “Vou festejar”, de autoria de Jorge Aragão, Neoci e Dida, e “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, respectivamente. Uma curiosidade é que a única música internacional que apareceu no top 20 desse ranking de shows foi “Come together”, de autoria de John Lennon e Paul McCartney. 

Belo Horizonte foi o destaque na arrecadação de direitos autorais de todo o estado de Minas Gerais no ano passado. Diante da arrecadação de R$ 57.5 milhões do estado mineiro, a capital foi o município que contribuiu com a maior participação dos valores em direitos autorais, com mais de 32% do total. No município, o segmento de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, hotéis, academias e demais estabelecimentos comerciais, foi responsável por 42% desses valores, seguido pelo segmento de Shows e Eventos com 30% de toda a arrecadação.

“Belo Horizonte tem uma efervescência musical e cultural marcante, inclusive, é uma cidade celebrada em muitas canções que abordam seus pontos turísticos e afetivos. É uma cidade que respira música, com diversos shows e locais que utilizam a música para fortalecer seus negócios, pois a música agrega valor, é um instrumento de conexão com o público. É fundamental o respeito ao direito do autor, por isso é necessário que o direito autoral seja reconhecido e respeitado por todos aqueles que utilizam músicas, sejam pessoas ou empresas. Trabalhamos para reforçar essa conscientização no estado de Minas Gerais. Em 2022, Minas Gerais foi o terceiro estado que mais arrecadou direitos autorais no país e isso mostra a importância da região para a classe artística”, disse Enio Medeiros, gerente regional do Ecad que atende Minas Gerais. 

 Ranking de músicas mais tocadas no segmento de Shows na cidade de Belo Horizonte nos últimos 10 anos, incluindo shows realizados durante o carnaval e em eventos de festas juninas PosiçãoMúsicaAutores1Não quero dinheiroTim Maia2Vou festejarJorge Aragão / Neoci / Dida3O que é o que éGonzaguinha4Não deixe o samba morrerEdson Conceição / Aloisio5Come togetherJohn Lennon/Paul McCartney6Do seu ladoNando Reis7País tropicalJorge Ben Jor8Aquarela do BrasilAry Barroso9EvidênciasJose Augusto / Paulo Sergio Valle10Trem das onzeAdoniran Barbosa11Mas que nadaJorge Ben Jor12EvaCartavetrata / Umto / Ficarelli13Lepo lepoMagno Santanna / Filipe Escandurras14SeráMarcelo Bonfa / Renato Russo / Dado Villa-Lobos15Chega de saudadeTom Jobim / Vinicius De Moraes16Sonífera ilhaBranco Mello / Ciro Pessoa / Toni Bellotto / Marcelo Fromer / Carlos Barmak17Meu erroHerbert Vianna18Boate azulBenedito Seviero / Tomaz19Amor de chocolate (incidental: pon de floor)Afrojack / Solid Groove / Cartel Vibes / Diplo / Naldo Benny20Gatinha assanhada (incidental: stereo love)Gabriel Valim / Alex Ferrari / Vika Jugulina / Edward Maya