O consórcio de cooperativas financeiras formado pelo Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred para participar dos testes do Drex propostos pelo Banco Central (BC), realizou a primeira negociação de Título Público Federal tokenizado (TPFt) com o Banco do Brasil. A confirmação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14.
 

“Essa transação representa um marco importante na evolução das tecnologias financeiras e da colaboração entre instituições financeiras líderes no Brasil”, destaca o grupo.
 

Outra novidade foi a transação de tokens emitidos propriamente por uma instituição financeira na última quarta-feira, 13. Na ocasião, os participantes emitiram um real tokenizado, que tem validade em todo o Sistema Financeiro Nacional, e transferiram para o BB, demonstrando a interoperabilidade dessa moeda.
 

A coalizão das instituições cooperativas financeiras tem desempenhado um papel importante dentro dos testes do Drex, demonstrando pioneirismo em diversas ocasiões. Por exemplo, em julho, foi um dos primeiros participantes a obter êxito na implantação de seu nó na rede da nova moeda digital.
 

Já em agosto, o consórcio realizou suas primeiras emissões de tokens Drex, envolvendo a conversão de R$ 1.500 de um saldo da reserva bancária de uma IF para a carteira digital do consórcio.
 

A parceria entre as cooperativas e o BB é duradoura: há anos, as entidades têm compartilhado informações e conduzido testes com a tecnologia blockchain. “Estamos comprometidos em continuar encontrando oportunidades de colaboração e pesquisa para impulsionar o desenvolvimento do SFN e das finanças digitais no Brasil”, conclui o grupo.