A Associação Cultural Eu sou Angoleiro (Acesa) e a administração do Mercado Novo promovem resgate da cultura africana para funcionários e comunidade do centro de BH
 

A partir de 4 de julhoo terceiro andar do histórico centro de compras de Belo Horizonte, o Mercado Novo, abre espaço para a Capoeira Angola – a arte primitiva africana. A iniciativa visa a multiplicação da cultura, por meio da luta, da dança e da batida do berimbau, promovendo a inclusão e a prática de exercícios para a saúde do corpo e da mente. Com mais de 20 anos de prática, o professor Tarcísio Angoleiro será o responsável pela roda de capoeira, que irá acontecer todas as terças e quintas, das 19h às 21h, e aos primeiros sábados de cada mês, das 9h às 11h.

A Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (Acesa), foi criada há 30 anos pelo Mestre João, militante da cultura preta, dançarino, artista e dramaturgo, para ser um meio de inclusão em comunidades, fazendo da capoeira um modo de ajudar jovens a se manterem longe da criminalidade. Segundo o Mestre Tarcísio, as novas aulas no Mercado Novo serão um benefício para os frequentadores da região central da capital mineira. “Queremos promover o resgate da cultura de matriz africana e apresentar um meio saudável de manter o corpo e mente sãos”, comenta. “As aulas são para todos e pessoas de todas as idades podem participar, gratuitamente: crianças, adolescentes, adultos e idosos”, complementa.


A Capoeira Angola faz um resgate da arte e diálogo corporais e da musicalidade. Ela se diferencia pela ênfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. Na “roda de Angola” coexistem diferentes estéticas, que dependem da individualidade de cada “angoleiro“, onde o objetivo é a busca intensiva e recíproca pelo “axé, dentro dos fundamentos da arte.


Em 2023, o Mercado Novo implementa um novo ciclo administrativo, visando ações de cunho social e inclusivas, além de abrir espaço para uma comunicação mais aberta com a comunidade. Segundo o administrador e síndico do Mercado Novo, Rômulo Guimarães, o centro cultural está se modernizando para interagir ainda melhor, tanto com os lojistas, quanto com a comunidade em geral. “Todos os tipos de manifestações culturais são bem-vindas em nosso espaço”, afirma.


Sobre o Mercado Novo

Inaugurado em 1963 no Centro da Capital Mineira, o Mercado Novo foi construído como um complemento aos comércios que já ocupavam o Mercado Central de BH. Após receber uma boa revitalização em 2017, os corredores do ‘velho’ Mercado Novo se transformaram em um grande centro de valorização da economia criativa, cultura, lazer e gastronomia para a cena belo-horizontina, recebendo milhares de visitantes mensalmente.


SERVIÇO

Aulas de Capoeira Angola no Mercado Novo

A partir de 04/07/2023

Todas terças e quintas-feiras e primeiros sábados de cada mês

Terça e quinta das 19h às 21h – sábados 9h às 11h

Valor: gratuito

Endereço: R. Rio Grande do Sul, 499 – Centro – 3º andar