A “Camisa X por manto Y” usará o mesmo sistema da X por Y, plataforma de permutas com quase uma década de mercado e que agora compartilha sua tecnologia

Há quase uma década atuando como uma das mais requisitadas ferramentas digitais para permutas multilaterais, a X por Y acaba de concretizar sua primeira parceria no sistema white label e irá fornecer a sua já consolidada tecnologia para o desenvolvimento de uma nova plataforma, voltada para a trocas multilaterais de camisas de times de futebol: “Camisa X por Manto Y”

De acordo com Rafael Barbosa, sócio-fundador da da X por Y, especialista em empreendedorismo digital e em economia colaborativa, as negociações para que a empresa fornecesse sua tecnologia como solução para o desenvolvimento de novas plataformas digitais vêm ocorrendo desde o fim do ano passado. “Há cerca de um ano um grupo de empresários paulistas, que conheceu e gostou da eficiência do nosso sistema de permutas, nos fez essa proposta de usar nossa tecnologia para criar uma nova plataforma digital voltada para a troca de uniformes esportivos”, explica o empresário.

Segundo Caio Infante, um dos sócios-fundadores da “Camisa X por manto Y” e idealizador do projeto, a plataforma seria a primeira no Brasil voltada para colecionadores de camisas e amantes do futebol. “A ideia é fomentar e facilitar a vida dos colecionadores e das pessoas que têm alguma camisa de time de futebol em casa e quer trocá-la, dando a esse público acesso a milhares de itens que queiram adquirir em X$ ou trocar”, explica. Assim como ocorreu na X por Y, as negociações nessa nova plataforma serão feitas na moeda virtual X$.

A plataforma de trocas de camisa já está ativa na internet pelo endereço: https://xporyfutebol.com.br/.Caio explica que o novo serviço funcionará da seguinte forma: o colecionador irá se cadastrar no “Camisa X Por Manto Y” e postar fotos e informações sobre a peça que quer trocar, não se esquecendo de definir também uma sugestão de valor em X$ para a camisa. Apesar da sugestão do valor estipulado pelo dono da camisa, Caio Infante explica que haverá especialistas para vistoriar os valores definidos pelos usuários para que os preços em X$ sejam justos e equilibrados. “Cada colecionador precifica sua camisa, nada diferente do que já acontece hoje nos grupos de WhatsApp e páginas de Instagram. A camisa X por manto Y ajudará na curadoria e no balizamento de preço para ser algo justo para todo mundo e, dependendo do caso, pode interferir e até suspender alguém que queira tirar vantagem na plataforma”, revela Infante.

Como funciona

Com os mesmos créditos em X$ que ganhou ao vender uma camisa, o usuário da Camisa X por manto Y poderá comprar qualquer outra peça de qualquer outra pessoa que esteja cadastrada. “Por exemplo, Marcelo tem uma camisa do Liverpool, da Inglaterra, mas quer a camisa do River Plate, da Argentina, que pertence ao Rodrigo. Mas ao invés deles serem obrigados a trocarem diretamente entre si, a plataforma gera um crédito para que eles adquirirem a peça que querem de qualquer outra pessoa no Brasil ou no mundo que seja cadastrada na plataforma”, explica o sócio-fundador

No processo da troca, não haverá nenhum custo direto, somente um percentual em reais para a plataforma, que segundo Caio,  é bem mais em conta do que qualquer compra ou permuta no mundo do colecionismo. “Se a pessoa adquirir no site uma camisa de X$ 200,00, o valor da comissão será de 10% desse valor em reais, ou seja, R$20 reais para você ter uma nova camisa na sua coleção”. 

Parceria 

Para Rafael Barbosa, ao usar um sistema semelhante ao da X por Y, a nova plataforma irá proporcionar aos colecionadores de camisas esportivas ou mesmo quem quer ter uma camisa em especial do seu time amado um ambiente eficaz e seguro para a negociação desses itens. “A nossa tecnologias para permutas já é uma solução consolidada, que pode sim, feitas as devidas adaptações, ser utilizada para permutas envolvendo outros segmentos de interesse”, afirma o empresário.

A “Camisa X por manto Y” é uma plataforma que usa o mesmo conceito da X por Y, que é uma startup de permutas multilaterais oficial do Sebrae. Desde 2014, ela tem o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos, fazer aquisições e atender necessidades sem mexer no caixa da empresa.

Criada por Rafael Barbosa, que é empresário, engenheiro mecatrônico e engenheiro industrial, e tem especialização em gestão empresarial, em inovação, em empreendedorismo e em economia compartilhada, a empresa tem mais de 12 mil usuários em todo o país e movimenta mais de 8 milhões em X$ por mês.