Com regência do maestro associado José Soares, neste ano a série destaca os pilares da música. Agora, será a vez da harmonia e do contraponto

No dia 28 de maio, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais destaca a harmonia e o contraponto, outros dois pilares da música. No repertório, obras de Bach, Buxtehude, Mozart, Beethoven, Wagner e Debussy. A regência é do maestro associado da Orquestra, José Soares. Ao longo de seis concertos gratuitos, sempre aos domingos, a série é dedicada às famílias e à formação de novos públicos e, em 2023, aborda os pilares da música, como ritmo, melodia, harmonia, formas, narrativas e orquestração. O concerto é gratuito, com presença de público e transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube, pela Rede Minas de Televisão e pela rádio MEC 87,1 FM (BH).

Os ingressos poderão ser retirados no dia 24 de maio, quarta-feira, a partir do meio-dia, pelo site da Filarmônica, www.filarmonica.art.br, limitados a 2 ingressos por pessoa. No dia do concerto serão distribuídos mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, a partir de 9h, também limitados a 2 por pessoa.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio: Circuito Liberdade. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os projetos educacionais da Filarmônica têm o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.

Maestro José Soares, regente associado da Filarmônica de Minas Gerais

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Tokyo International Music Competition for Conducting 2021), recebendo também o prêmio do público. Iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Em 2023, estreia como convidado da Osesp e de orquestras no Japão. 

Serviço:

Filarmônica de Minas Gerais                                                                            

Concertos para a Juventude – Harmonia e Contraponto

28 de maio – 11h

Sala Minas Gerais

Gratuito e com transmissão ao vivo