Aulas práticas são indicadas para profissionais que sonham abrir seu próprio negócio

Especializada em cozinha italiana, a chef pastaia mineira Ana Jatobá lança nesta semana a nova edição do curso on-line da Escola de Massas Autênticas, que já formou mais de 1.500 profissionais de gastronomia no Brasil. As aulas são uma verdadeira imersão no universo das pastas e suas variedades: curtas, longas, recheadas, coloridas, cilindráveis, com e sem ovos, dentre outras.

“Apresento os diferentes tipos de farinha e os mais adequados para a produção, além de revelar tudo sobre modelagem, polpas de corantes naturais, hidratação correta da massa, técnicas de secagem, congelamento, validade e cocção e os tipos de molho ideais para cada massa”, descreve a chef, que é formada em Gastronomia e especializada em massas artesanais pela La Vecchia Scuola, de Bolonha, na Itália, uma das mais antigas instituições de culinária da Europa. Ana Jatobá também carrega no currículo a experiência de quatro anos no restaurante italiano Est! Est!! Est!!!, com duas unidades em Belo Horizonte (Funcionários e Alphaville), onde chefiou a produção de massas, com mais de 20 quilos produzidos diariamente.

Indicadas para quem cozinha profissionalmente ou sonha em abrir o seu próprio negócio, as aulas se dividem em 12 módulos. Dentre eles, estão temas práticos como produção de massas base (secas) – como tagliatelle, espaguete e farfalle – e recheadas – como ravióli, capelete e fagottini; cocção; adequação dos molhos clássicos e especiais; produção de lasanhas e nhoque.

“Fazemos uma imersão profunda nas possibilidades das massas. O nhoque, por exemplo, pode ser feito com batata-doce-roxa, batata-baroa ou asterix, Já os molhos vão desde os clássicos ao sugo, bolonhesa, quatro queijos e pesto até o boscaiola, com linguiça e cogumelos; e o siciliano alla Norma, que leva berinjelas”, aponta Ana Jatobá. Outro ponto alto são as lasanhas: bolonhesa, quatro queijos, cogumelos e a rústica, de linguiça mineira.

Em parceria com outros profissionais, o curso on-line também anexa um módulo com aulas bônus, como fotografia de gastronomia, vendas pelo Instagram e precificação de produto. Todos os cursos têm apostilas, e-books com todas as receitas e certificado de conclusão.

As inscrições vão até esta quarta-feira, 24 de maio, e podem ser feitas pelo Instagram @anajatobaa (link na bio).