Nos dias 15 e 16 de abril, sábado e domingo, Belo Horizonte se transforma em um grande palco para abrigar a 7ª edição da Mostra Descontorno Cultural, que há 10 anos vem fortalecendo a atuação de artistas nos Centros Culturais da cidade. Durante os dois dias, em doze horas simultâneas de programação, acontecem mais de 190 atrações, entre apresentações artísticas e oficinas gratuitas, nos segmentos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual, Promoção da Leitura e Escrita, e Culturas Populares e Tradicionais, dentro e no entorno dos 17 Centros Culturais Municipais. O 7º Descontorno Cultural é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
Criada em 2013, a Mostra “Descontorno Cultural” surge com o intuito de fomentar o trabalho de agentes culturais e artistas da cidade que são referência em suas comunidades ou estão em fase de profissionalização, experimentação e formação e que possuem uma atuação permanente nos Centros Culturais Municipais.
Este ano, alguns dos equipamentos culturais vão receber uma série de qualificações na infraestrutura, que ficarão disponíveis para os artistas e grupos. O Centro Cultural Urucuia recebe uma cobertura de mais de 200 m2, que possibilitará a realização de eventos no Teatro de Arena. Também serão inaugurados cinco estúdios para ensaio, produção e gravação de áudio nos Centros Culturais Alto Vera Cruz, Padre Eustáquio Salgado Filho, Usina de Cultura e Vila Santa Rita. Os Centros Culturais São Geraldo, Vila Marçola e Vila Fátima recebem uma qualificação em estrutura metálica, possibilitando uma melhoria nos eventos externos e internos e o Centro Cultural Vila Fátima recebe a reposição do kit de som e luz.
De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, “por integrar as políticas públicas de acesso, descentralização e formação, a Mostra Descontorno Cultural possibilita que moradores de diversas regiões da cidade também entrem em contato e prestigiem a arte produzida fora do eixo central da capital. Com as melhorias que serão inauguradas, também os artistas serão beneficiados, ganhando mais infraestrutura para suas produções”, ressalta.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca que a mostra Descontorno Cultural pretende valorizar a potência nos Territórios. “A cada edição, nossa intenção é fortalecer e dar ainda mais visibilidade ao trabalho desses agentes e artistas, de forma que passem a protagonistas culturais em seus Territórios, especialmente agora com a entrega de melhorias na infraestrutura dos espaços”, comenta.
Na edição deste ano, parte dos artistas foi selecionada por meio de chamamento público, a partir de critérios como o impacto das ações realizadas pelo artista e/ou grupo em sua comunidade, bem como seu alcance em termos de promoção da cultura e diversidade cultural. Também foram considerados o acesso e protagonismo de grupos artísticos das microrregiões no entorno dos Centros Culturais e a valorização da participação de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA +, idosos, ciganos, quilombolas, pessoas com deficiência, mulheres e mães.
A programação nos Centros Culturais é composta ainda por ações intersetoriais, além de trabalhos artísticos de parceiros e voluntários que já possuem atuação permanente nos Centros Culturais. Também participam artistas que se apresentarão como contrapartida dos editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, como é o caso da Cia Circunstância, com o espetáculo “Circo de Família”; o coletivo Candeeiro da Vovó, que fará apresentação e workshop de criação musical; o “Pocket Show Ode à Dali”; a oficina musical ministrada por Anderson Reis; o espetáculo de circo da Cia Caxangá, e a apresentação musical da banda Atitude Consciência Norte, entre outros.
MOSTRA DESCONTORNO CULTURAL
A Mostra Descontorno Cultural integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação e busca dar visibilidade e fortalecer os artistas da cidade como protagonistas culturais, além de celebrar as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano nos centros culturais municipais. Instrumento de descentralização das políticas públicas de cultura, o Festival fomenta e fortalece a atuação de grupos artísticos das microrregiões no entorno dos Centros Culturais, referenciais em suas comunidades, ou em fase de profissionalização.
Desde 2013, cada edição da mostra reúne atrações gratuitas com diferentes linguagens artísticas, voltadas a públicos diversos – do infantil ao idoso. O Descontorno ocorre nos 17 centros culturais municipais de Belo Horizonte. São eles: Centro Cultural Alto Vera Cruz (CCAVC), Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI), Centro Cultural Jardim Guanabara (CCJG), Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO), Centro Cultural Lindeia Regina (CCLR), Centro Cultural Padre Eustáquio (CCPE), Centro Cultural Pampulha (CCP), Centro Cultural Salgado Filho (CCSF), Centro Cultural São Bernardo (CCSB), Centro Cultural São Geraldo (CCSG), Centro Cultural Urucuia (CCU), Usina de Cultura – Centro Cultural Nordeste, Centro Cultural Venda Nova (CCVN), Centro Cultural Vila Fátima (CCVF), Centro Cultural Vila Marçola (CCVM), Centro Cultural Vila Santa Rita (CCVSR) e Centro Cultural Zilah Spósito (CCZS)
SOBRE OS CENTROS CULTURAIS MUNICIPAIS
Os Centros Culturais são equipamentos públicos municipais destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais.
Tais ações são estabelecidas por meio de Programas e Projetos em consonância com as diretrizes da descentralização, sustentabilidade e inclusão sociocultural, constantes dos planos nacional e municipal de cultura.
A maioria dos Centros Culturais de Belo Horizonte é fruto do anseio da comunidade que, por meio do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia de seu direito à cultura. Alguns Centros Culturais, estrategicamente localizados, atendem também à população de algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por estarem sempre atentos às especificidades, vocações e pluralidades de seu Território.
PROGRAMAÇÃO – 7º DESCONTORNO CULTURAL
15/4, sábado
Regional Barreiro
CC Bairro das Indústrias
9h Café da Manhã Comunitário – Bem estar
9h30 Abertura da Mostra de Artesanato
10h30 Brinquedos e Brincadeiras com Escola Livre de Artes Arena da Cultura
10h30 Aula de Yoga – Bem-estar
14h Show Indolente Malandragem com Cliver Honorato – Música
15h Slam eFeira com Regiane Abelha – Literatura
15h30 Aula de Dança Infantil – Dança
16h Espetáculo Peixes com Ana Regis – Artes Cênicas
18h Descendentes do Sol com Nayibi Dominguez – Dança
19h30 Quero grana mas já sou rico com Lucking – Música
20h30 O Rap é o Encontro com Eduardo DW – Música
CC Lindeia Regina
9h Café da Manhã Comunitário – Bem estar
9h Manhã Sertaneja – Palco aberto para apresentação de música sertaneja de raiz – Música
10h Oficina Web Rádio Comunitária com Elmo Sebastião – Artes Visuais
14h Contação de Histórias com Samuel Medina – Literatura
14h Curso “Você – Influencer Digital” com Lais Francine – Artes Visuais/Audiovisual
15h Espetáculo MUSICANCIONES – Música
15h45 Grupo de Dança Red on Black – Dança
16h Festa do Pijama com Grupo Oriundo de Teatro– Artes Cênicas
16h Banda For Eyes – Música
17h Banda Mk Ultra – Música
18h Seu Silva e o cordel na estrada com Banda Seu Silva – Música
18h Baile anos 60 (Auditório)
18h Exibição Comentada do Filme “Sofia” (Auditório)
19h Banda Antônio e Seus Nascimentos – Música
20h Banda Maskil – Música
21h Show Desconcerto com Alvordrens – Música
Regional Centro-Sul
CC Vila Fátima
9h às 22h Estande Parque Estadual Florestal da Baleia
10h Mesa Compartilhada – Bem estar
11h Os Cinco Sentidos de Otto com Anna Lirah – Literatura
15h Caleidoscópio – o olhar das crianças para a serra com Antônio Salgado – Artes Visuais
17h Flávia Ellen Voz e Violão – Música
18h Omar – O Vôo da abelha ao redor da romã – Música
19h Show Ato com Eu Penaforte – Música
20h Show Atlântico Corpo com Banda Pelos – Música
Regional Leste
CC São Geraldo
10h Lian Gong – Bem-estar
10h30 Academia da Cidade – Bem-estar
11h Oficina A arte quebrando as barreiras do preconceito com Teatro Inclusivo – Artes Cênicas
11h Roda de capoeira Associação Mineira de Estudos da Capoeira – AMEC – Mestre Beto Onça – Cultura Popular e Patrimônio
14h Apresentação de Carimbó com Raquel Dias – Dança
14h30 Aula Aberta de Forró com Noeli Gonçalves – Dança
15h30 Afrosarau A literatura é um caminho de volta para casa com Afrolíricas – Literatura
16h30 Apresentação Ballroom (Vogue) – Dança
17h Show Ressignificando – Colombiana – Música
17h30 Baile com Discotecagem – Música
18h45 Apresentação musical cantoras parceiras – Música
19h45 Apresentação musical Glaysson Astoni – Música
21h Sambando pro Santo com Dibantu – Música
EVENTO COM ACESSIBILIDADE EM LIBRAS
Regional Nordeste
CC Usina de Cultura
9h Oficina de Preparo de Extratos Artesanais de Ervas e Plantas Medicinais com Adriana Naele – Cultura Popular e Patrimônio
9h20 Literatura de Berço com Cássia Bittens – Literatura
10h Prosa de Saberes Tradicionais com Ana Maria – Cultura Popular e Patrimônio
10h20 Literatura de Berço com Cássia Bittens – Literatura
11h Apresentação Cia Pé de Moleque (Infantil) – Artes Cênicas
14h Web Rádio Griot com Angelo César – Cultura Popular e Patrimônio
15h Cia Candongas – Apresentações das Oficinas Artísticas de Dança de Rua e Pandeiro – Cultura Popular e Patrimônio
16h Campo Minado com Luscas Gonçalves – Artes Cênicas
17h Candeeiro da Vovó – Música
19h Apresentação e Workshop de Criação Musical com Rafael Macedo – Música
20h Nath Rodrigues – Música
21h Sophi – Música
Regional Oeste
CC Salgado FIlho
9h às 17h – Mostra de Bordado Entrelinhas com o grupo de Bordadeiras do CCSF – Cultura Popular
9h – Mesa da Partilha – Bem-estar
9h30 Show de Abertura com Edu Pio: Brincadeiras Sonoras – Música
10h30 Aula show com o Grupo de Balé CCSF – Dança
11h30 Contação de Histórias com Samuel Medina – Literatura
14h Grupo Cancioneros – Música
15h Cortejo com Boi Livre – Música
16h Laboratório criativo de videoclipe – Iniciando um projeto audiovisual com Almanaque Filmes – Artes Visuais/Audiovisual
17h Espetáculo de dança com o Balé Yara Araújo – Dança
18h Roda de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte – Música
19h Chiquinha vem aí com Léo Araújo – Artes Cênicas
20h Márcio Aranha e a Teia – Música
21h Show Onirika + bate papo sobre o Sonora Festival Internacional de Compositoras com Deh Muss – Música
Regional Norte
CC São Bernardo
10h30 Brincadeiras Circenses com Escola Livre de Artes Arena da Cultura – Circo
14h Contação de Histórias com Ariane Maria – Literatura
15h Brinquedos e Brincadeiras com Escola Livre de Artes Arena da Cultura – Cultura Popular
16h Na Linha do Meu Lembrar com Casa do Beco – Artes Cênicas
17h30 Café com Lorota com Rosas de São Bernardo – Cultura Popular e Patrimônio
18h20 – Lola Lopes – Ao Vivo – Música
19h Paige – Música
20h30 Show Mundo Virtual com Berico Roots – Música
CC Zilah Sposito
9h Aulão de Zumba – Dança
10h Apresentação Maculelê com Grupo Vanguarda Capoeira – Cultura Popular
11h Espetáculo Adiante com Companhia Caxangá – Circo
13h Batalha de Breaking com Madf – Artes Cênicas/Dança
13h Oficina Musicalização com Projeto Oná – Música
14h DJ EDD convida: W2 e Serjão ST – Música
16h Lançamento do CD Oná com André Oliveira – Música
18h Pior Mc Do Meu Bairro com Guima Do Zilah – Música
19h Competição Tik Tok – Artes Cênicas/Dança
Regional Venda Nova
CC Venda Nova
9h Café Compartilhado – Bem-estar
9h Os Rouxinóis – Música e Sempre Novas – Dança
10h Brinquedos e Brincadeiras com Escola Livre de Artes Arena da Cultura
11h Workshop Viola Brasileira com Letícia Leal – Música
11h30 Oficina de Brinquedos Recicláveis com Eva Martins – Cultura Popular
14h Periferia Estações – Cultura Popular
14h Oficina de Serralheria e Arte com Enoque Soares da Silva – Artes Visuais
14h30 Stand Up com Pablo Carvalho – Artes Cênicas
15h Belinha Voz e Violão – Música
16h Caminhada ecológica, oficina bicho folha/quadro colagem com Coletivo Minhas Plantas, Meu Quintal – Artes Visuais
17h Galileo Queem – Música
18h Show Vertente com Madú Marambá – Música
19h Show Energia com Harrisan – Música
20h Show Pra romper fronteiras com Roger Deff – Música
16/4 , domingo
Regional Barreiro
CC Urucuia
9h Café Comunitário – Bem-estar
9h30 Lian Gong – Bem-estar
9h30 Taekwondo – Bem-estar
10h Roda de Capoeira – Cultura Popular e Patrimônio
10h Oficina Quebrada Cria com Maria Araújo e Luiza Bellonia – Audiovisual
10h15 Spectro Bione – Artes Cênicas / Dança
10h30 Confesso 10 anos “Mundo das Palavras” – Literatura
11h30 Oficina Afinação da Escuta com Anderson Reis – Música
14h Griot – Histórias e Cantorias com Teatro Negro e Atitude – Literatura
15h Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura – Cultura Popular
15h Sopa de Stickers – Coletivo Adesivândalos – Artes Visuais
15h Show Njila Kariri/Minas com Os Mavambos – Música
16h Performance Seco com Coletivo Giza Tu – Artes Cênicas
17 às 22h Revolução Autoral: Bruno Baiano (Mestre de Cerimônias), Situs Inversus, Jean Pastrana, Dulce Y Melancolico, Criollas, Simplesons, Sagrada Escritura do Gueto, Trincaments – Música
CC Vila Santa Rita
9h Aulão com o Projeto Academia da Cidade – Bem-estar
9h Rua de Lazer – Bem-estar
9h50 Contação de Histórias com Dadá Ramos e Márcia Finamore – Literatura
10h30 Circo de Família com Cia Circunstância – Artes Cênicas
11h20 Espetáculo Bagagem com Charles Davidson – Artes Cênicas
14h Espetáculo Teatral A Carta com Sabrina Dourado – Artes Cênicas
15h TRINCAMENTS – Música
16h Projeto Dançarelar – Dança
16h30 Mister Love – Funk – Música
17h30 Cia Agnes – Dança
18h Laboratório de Investigações Sonoras com Coletivo Panca – Música
20h Batendo de Frente com Banda Kayajhama – Música
Regional Centro-Sul
CC Vila Marçola
10h Mesa Compartilhada – Bem Estar
11h Na Linha do Meu Lembrar – Casa do Beco
12h às 14h Cine Serrão
14h às 18h Intervenção Poética Transvê
14h A Cidade é Nosso Quintal com Na Pracinha – Cultura Popular
15h Apresentação Maculelê com Grupo Belo Arte – Cultura Popular e Patrimônio
16h30 Show Gata Preta com Teffy Angel – Música
17h Ballroom (Vogue) com CAT’S BALL – Artes Cênicas/Dança
Regional Leste
CC Alto Vera Cruz
10h Leitura Performática com Rikelle Ribeiro – Literatura
10h Ateliê na Rua com Wanatta – Artes Visuais
11h Circo do Sufoco – Circo
14h Evandro MC – Música
16h Samba x Tango com João Carlos Fernandes – Artes Cênicas/Dança
17h30 Bloco Show – Música
18h30 Show Solidão e Tempo com Amorina – Música
19h30 Show Cantadores do Alto – Música
Regional Noroeste
CC Liberalino Alves de Oliveira
9h Mesa da Partilha – Café Literário – Literatura
09h30 Apresentação de Capoeira com Abadá Capoeira – Música/Dança
10h30 Contação de histórias e Oralidades com Projeto Iranti – Ser África – Literatura
13h30 Espetáculo da Terra com TeAto do Amanhã – Artes Cênicas
14h30 Oficina Stencil Art – Artes Visuais
14h30 Grupo de Dança de Salão do CCLAO – Artes Cênicas / Dança
15h DJ Douglas Costa (Freestyle Paradise Brasil Djs) – Música
16h30 Passistas Show BH – Artes Cênicas / Dança
17h30 Grupo Afro Cultural Batuque de Terreiro – Música
19h Show Samba de Axé com Olubatá Percurssão Étnica – Música
EVENTO COM ACESSIBILIDADE EM LIBRAS.
CC Padre Eustáquio
9h Lian Gong em 18 Terapias com Neire de Castro Araujo – Bem-estar
10h A Saga do Vaqueiro e o Bumbá com Grupo Artístico da Apae – Artes Cênicas
14h Alpert Lombardi – Música
15h Ana Sepúlveda & Breno Bartolomeu – Música
16h Ensaio Aberto da Roda do Aprendiz com Duo Urbano – Música
17h Show Samba de Maria com Maria do Rosário e Banda – Música
18h Samba de Roda du Oridendê com Grupo Oridendê – Música
19h Show Pras Pedras que Somos com TAUÃ – Música
Regional Norte
CC Jardim Guanabara
10h Mesa da Partilha – Café da Manhã Coletivo – Bem-estar
10h Roda de Capoeira
10h às 17h Mostra de Artesanato com o Grupo Troca de Saberes – Cultura Popular
10h30 Oficina de Carimbó – Dança
11h Brunna Ramos – Música
14h Intervenção de Grafitti com DGS – Artes Visuais
14h Encontro de Brinquedos e Brincadeiras com Ramayan Sol – Escola Livre de Artes Arena da Cultura – Cultura Popular
15h30 Coração de Bananeira com Pipe Nascimento – Artes Cênicas
16h30 Lola Lopes – Música
17h30 Samantha Luz – Música
18h30 UAISS – Música
19h30 Show De Volta ao Front com Dokttor Bhu e Shabê – Música
Regional Pampulha
CC Pampulha
9h Café Solidário e Lian Gong com Kelly Abrantes – Bem-estar
10h Ballet: No Mundo da Pequena Sereia profa Valéria Adriani – Dança
14h Candeeiro da Vovó – Música
14h Oficina Janela, Janelinha com Anair Patrícia (Breve Cursos Livre) – Artes Cênicas
15h Oficina de Grafitti com Interação Hip Hop – Artes Visuais
15h Karen Aguiar e José Maia – Dança em Cadeira de Rodas – Dança
…